View Today's Cartoon
Free Daily Cartoon by Bravenet.com

21 de outubro de 2006

 

As exigências do desporto...

É impossível igualar a evolução que se registou de a alguns anos a esta parte da nova, não tão nova, versão de futebol. Todos certamente se recordam dos vários Torneios do então chamado Futebol de Salão. Muitas voltas dei eu com outros colegas meus para disputarmos vários jogos por dia (chegaram a ser 3 jogos no mesmo dia) nos ringues de cimento, ou mesmo de alcatrão que existem espalhados por toda a ilha.
Só que agora, deixando de ser uma brincadeira de verão, esta modalidade insurgiu-se com pompa e circunstância e ultrapassou todas as espectativas, até as dos mais optimistas.
Mas esta evolução destacou ainda mais a realidade no que diz respeito a instalações desportivas! Não só devido ao clima que se sente na ilha nesta época do ano, mas também pelo comodismo das pessoas, o futsal confirmou o que já as restantes modalidades de pavilhão vinham informando as entidades competentes. FALTAM ESPAÇOS DESPORTIVOS!
Foi construído um pavilhão na freguesia da Fonte do Bastardo, mas devido ao "excesso de zelo", começa já a demonstrar a qualidade de construção ou de quem o construiu! Existe outro espaço enorme sub-aproveitado, sendo este meramente utilizado durante os 3, 4 ou 5 dias que existem de Carnaval nesta terra. Falo de um pavilhão no Porto Judeu, que devido a intransigentes braços de ferro, se encontra praticamente terminado, faltando apenas algumas questões de pormenor e um chão digno para a prática desportiva.
Mas o caso mais grave e que revolta qualquer cidadão do mundo é sem dúvida o pavilhão do Complexo Desportivo João Paulo II. Um recinto recente, sem as medidas oficiais exigidas para a prática de diversas modalidades como o futsal ou mesmo o andebol, mas com excelentes condições para modalidades de recintos desportivos mais reduzidos como são o basquetebol ou vóleibol. Mas não... Quem gere as instalações optou por usar este amplo espaço para... Judo... Simplesmente mau...
Que fique explícito que o que pretendo não é criticar a modalidade propriamente dita... Nada disso! O judo é uma das poucas modalidades que têm trabalhado bem, formando atletas de enorme qualidade, trazendo para a região diversos títulos nacionais e participações internacionais de relevo. O Judo merece um espaço com todas as capacidades para a sua prática. Este pavilhão está sub-aproveitado. Com tanta falta de pavilhões, existe este e é parcialmente utilizado.
Esperemos que sejam cumpridas as promessas do Presidente da Câmara da Praia da Vitória. Apesar de não considerar necessário um pavilhão por freguesia, é imperioso apetrechar o concelho com mais e melhores condições para a exigida prática desportiva, evitando assim despesas avolumadas no acondicionamento da saúde individual.
Ainda bem que acabou a ridícula febre dos sintécticos. Já tem um número suficiente de campos sintécticos de futebol, algo que não podemos dizer sobre pavilhões desportivos. Há muitas outras modalidades no mundo e que merecem algum destaque e atenção das entidades competentes.

Comentários:
Caro amigo, este blog pode ser util, no entanto, deves-te informar melhor sobre o que colocas no blog, por exemplo: se fores fazer uma observação "in loco", verás que o pavilhão apesar de se chamar - Pavilhão de Judo - engloba mais modalidades, no seu dia à dia, como ginástica, karaté,...
 
Caro amigo anónimo, não pretendo, com o facto de referir apenas o judo, criticar o judo! As modalidades que referiu podem todas ser realizadas em salas sem os acondicionamentos que existem para um pavilhão. Por exemplo, o judo - e quem diz judo, diz também a ginástica e o karaté, como também se poderia referir o kickboxing, aerokick oi qualquer outra arte marcial ou qualquer desporto que não seja utilizado a bola - não exige a imensidão de espaço que lá existe! E refiro-me ao espaço na vertical, pois nós sabemos que essas modalidades são muito concorridas! Estas modalidades merecem espaços próprios para a sua prática, tal como existe uma sala neste pavilhão, tal como existe uma sala no Complexo Desportivo Vitorino Nemésio e na EBI da Praia da Vitória.
Muito obrigado por responder ao "post". Este é sem dúvida um dos meus objectivos! Provocar reacções, sejam a favor, sejam contra, desde que sejam reacções contructivas, realistas e inteligentes...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]