View Today's Cartoon
Free Daily Cartoon by Bravenet.com

18 de novembro de 2006

 

Escolinhas do Desporto - Um projecto com pernas para andar!

Deu-se início no passado mês de Setembro mais uma época para as "Escolinhas do Desporto", programa da Direcção Regional do Desporto (DRD), que interliga as Associações Desportivas com as Escolas de 1.º Ciclo espalhadas por toda a ilha. As escolinhas abrangem crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos, sensivelmente.
Este programa conta já com 5 épocas de história e com o arranque do 6.º ano, surgiram os números da época de 2005/2006 que revelam um crescimento acentuado em comparação com a época de 2004/2005 para a ilha Terceira.

Sobre os núcleos de Animação - onde normalmente estão associadas diversas actividades físicas ou modalidades - não há muito a relatar, excepto o facto de que era praticamente inexistente na Terceira até ao ano 2004/2005, onde surgiram 5 e na época seguinte 12.
Quantos aos núcleos de Iniciação Desportiva - especialização numa modalidade - já existem números mais expressivos. Um salto de gigante da época 2001/2002, 29 núcleos, para a época 2002/2003 que por pouco não chegaram às 7 dezenas. Nas duas épocas seguintes houve uma ligeira redução culminando com a subida na época passada que foi atingido o alvo 70.
No que diz respeito às modalidades intervenientes na projecção destes projectos, destaque para o voleibol com um total de 16 escolinhas, basquetebol com 10 e judo igualmente com 10.

Com um total de 25% das "Escolinhas do Desporto" da região, não se compreende o desnível percentual no que diz respeito às verbas cedidas para os núcleos da Terceira em comparação com os de S. Miguel. Com cerca de 46% das escolinhas, S. Miguel adquire mais de 52% das verbas do projecto da época passada enquanto que a Terceira, com 25% das escolinhas, nem obtem 20% do valor total dos contratos efectuados nos Açores.

Nota de Rodapé: Erro na elaboração do "Informações e Notícias" n.º 7 das Escolinhas do Desporto,
de Julho de 2006, ao referir-se a este
quadro acima como expressando "os valores do ano escolar de 2004/2005.

Só um factor poderá explicar essa situação. A possibilidade de os núcleos em S. Miguel terem uma carga de treino semanal de 2 sessões enquanto que a grande maioria dos núcleos terceirenses têm apenas 1 sessão semanal. Será?
Mas este facto revela uma situação de que há muito se queixam as associações terceirenses. A falta de interesse de técnicos, monitores e professores para com as modalidades. Deve acontecer com todas as modalidades o caso de ser apenas um técnico, monitor ou professor a gerir 5 escolinhas. Uma para cada dia da semana! Não pretendo com isto devalorizar o trabalho efectuado por quem está nos clubes ou associações e que apenas mantêm o total que conseguem. Pretendo com isto criticar quem está sentado de bancada a criticar os colegas e que não ajudam em nada para que o desporto evolua ainda mais.
Concluindo o meu raciocínio, este projecto está muito bem elaborado e tem "pernas para andar" se as pessoas que podem e devem assim o pretenderem. Não podemos apenas culpar quem lá está! Quem lá está nas associações, nos clubes, quer desportivos, quer escolares, já fazem o que podem e mais não lhes pode ser exigido.
Aqui fica o convite a todos os professores que andam por aí a queixarem-se que não ganham dinheiro suficiente. Aqui está "bom dinheiro"! Se não se interessam com a formação da futura sociedade que são as crianças de hoje, pense só nos valores que vos dou para que entrem neste projecto que tem por objectivo principal, ocupar as crianças com actividades lúdicas de iniciação ao desporto desviando-as dos maus caminhos que existem e todos nós os conhecemos.
Se realizar 1 sessão semanal de 45 a 60 minutos durante um ano lectivo obterá sensivelmente 35 sessões. Frequentando o mínimo de encontros entre escolinhas da modalidade, que são 4, mais os 2 Encontros Anuais de Escolinhas a realizar pelo Serviço de Desporto da Terceira dará um total de 40 e poucos tempos ocupados com esta actividade. O total de contribuição à actividade, se entregue na totalidade ao monitor, treinador ou professor, é de 420.00€ o que dividindo pelo total de sessões dá uma média de cerca de 10.00€ por sessão. Nada mal!
Sei que não devia aliciar as pessoas desta forma, mas hoje em dia, todos, e em especial os credenciados para determinada tarefa, só consegue ser persuadido desta forma. Infelizmente é verdade e se há excepções, estas confirmam a regra. Dá que pensar!

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]