View Today's Cartoon
Free Daily Cartoon by Bravenet.com

29 de novembro de 2006

 

Grandes projectos para a Natação: será o "Big Boom"* ou "Big Bang"?

Com a construção de mais uma escola e acrescento do Complexo Desportivo Vitorino Nemésio, a ilha Terceira ficara devidamente abastecida de piscinas para as diversas modalidades possíveis e que são praticadas dentro de água.
Regularizada a situação que se vivia já à algum tempo na piscina da Inatel, em Angra do Heroísmo, e que obrigou a encerra-la durante cerca de um ano, a natação, modalidade com mais evidência (aliás, até penso que não há mais nenhuma outra modalidade praticada na Terceira, ou há?), já não tem razões de desculpa para não evoluir.
Mas, e possivelmente com o mesmo dispendio de dinheiro, acredito piamente que as condições poderiam ser muito melhores. Na situação actual, que resultados trará alguém que treine num "tanque" de 16 metros (m.)?
Faz-me recordar a evolução que houve noutras modalidades que exigiam espaços mais amplos, ou com outras condições, como o piso ou até mesmo a iluminação do recinto.
E já agora, para quando uma renovação em termos de pavilhões? Esta questão fica para outro "post" pois é um assunto com muito para se falar.
Pode haver quem diga que treinar numa piscina de 16 m. ou numa de 50 m. é a mesma coisa. Que o que interessa é treinar e esforço por parte dos atletas e da equipa técnica. Quem diz isso desconhece por completo a realidade do desporto.
Caso fosse igual, não haveria qualquer necessidade desta abastança de sintécticos, quando na prática bastavam os "pelados" de outrora.
Caso fosse igual, não andavam constantemente as equipas de basquetebol a pedir um piso novo para o Pavilhão Municipal.
Caso fosse igual, o GD Biscoitos jogava no pavilhão que existe na sua freguesia e no qual treina porque o Serviço de Desporto da Ilha Terceira não disponibilizou pelo menos uma sessão de treino a horas decentes no recinto onde o GDB é forçado a jogar para o Campeonato Nacional de 1.ª Divisão - Zona Açores.
Se não conseguimos ou ainda não sentimos necessidade de construir uma piscina olímpica, ou seja, de 50 m. de comprimento por 25 m. de largura e com 2 m. de profundidade, porque não se constroi uma piscina com menos largura, tendo menos linhas, servindo na perfeição para treino?
Um atleta de natação que treine todos os dias numa piscina de 25 m. e que bata recordes nas mais diversas modalidades como 50m., 100m. ou até mesmo 200m., nunca o fará numa piscina de 50m. Especificidades técnicas e tácticas da natação assim o obrigam.
Quanto à associação de natação da ilha terceira, espero que esteja preparada para tal acesso de condições, quer a nível de clubes, quer a nível de técnicos credenciados ( já se notou a falta destes) para iniciar actividade em duas mais piscinas que, segundo consta, estarão ao dispôr da comunidade já no início do próximo ano escolar.
* - Expressão alusiva a "baby boom" - Nome dado à muito alta taxa de natalidade registada nos Estados Unidos nas décadas de 60 e 70.

Comentários:
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]