No passado fim-de-semana constatei que existem graves lacunas no que diz respeito à propaganda de eventos desportivos! Não querendo criticar ninguém, pois isto é algo que se aprende com o tempo, ou então, que se aprende no ensino superior e não acredito que haja nos Açores licenciados nesta área interessados no trabalho "pro bono" para os clubes desportivos.
Esta é uma disciplina deveras interessante e de rápido sucesso, por enquanto, porque não está devidamente explorada na ilha Terceira. Existem já alguns clubes que publicitam os eventos em que participa como é o exemplo da Associação de Jovens da Fonte Bastardo com o pano que atravessa a rua principal da Praia da Vitória. A mesma forma de exposição é utilizada pela secção de basquetebol do S.C. Lusitânia na Rua da Sé, mesmo em frente à sua sede.
Os restantes clubes baseiam-se somente nas páginas dos jornais na véspera dos fins-de-semana em que jogam e algumas vezes, esses mesmos matutinos falham em comunicar, ou por desconhecimento ou simplesmente por considerar a notícia sem qualquer interesse de comunicar!
Existem diversas possibilidades de ganhar adeptos para as bancadas e muitas vezes eu fui alvo de desconhecimento de determinado evento que gostaria de ter assistido. Sou adepto de várias modalidades. Reformulando, sou adepto do desporto. A prática de qualquer modalidade executada de um modo a que dê azo à emoção, eu gosto de assistir. Posso não ser adepto de clube A, B ou C, mas sou dos primeiros a aplaudir caso tenha assistido a um bom jogo. Seja basquetebol, futebol, andebol, voleibol ou qualquer outra modalidade, é bem provável que esteja na bancada a assistir. Prefiro uns bons jogos ao fim-de-semana que sair regularmente para a vida nocturna terceirense. São gostos, o que é que se pode fazer!
Neste momento, a internet ainda não é um bom mecanismo de propaganda, mas será. Excepto os simpatizantes da AJFB, que já demonstram uma certa constância devido ao "blog" do clube que está muito bem conseguido, os simpatizantes do desporto na Terceira não têm o hábito regular de apoiar o seu clube ou a sua modalidade através da internet. Aproveito para felicitar publicamente os moderadores do www.ajfontebastardo.blogspot.com que têm mantido, e melhorado, a qualidade após cerca de ano e meio no activo.
Seguem isolados os mesmos dois clubes que realcei à pouco na publicidade "outdoor" na publicidade via internet. Enquanto a AJFB mantém um "blog", o SCL tem
www.sclusitania.com regularmente actualizado, apenas o da secção de basquetebol pois de acordo com o sítio da secção de futebol lusitanista, o campeonato da Segunda Divisão - Série C ainda está a zeros. Tenham dó! Por pouco me esquecia do S.C. Angrense que em
www.scangrense.com mantém actualizada apenas ao que se refere à equipa de Séniores Masculinos que milita na Terceira Divisão - Série Açores. Novamente, tenham dó!
Nem faço referência às associações desportivas porque não é propriamente responsabilidade directa das associações dar destaque a jogos que são da responsabilidade da Federação. Sim, porque falo especialmente das equipas que militam em escalões de top nacional! As Associações devem destacar principalmente a sua actividade e depois a actividade de âmbito regional e nacional.
Há outro mercado que não está a ser explorado e poderá sê-lo principalmente pelos desportos vindos dos Estados Unidos, ou seja, o basquetebol.
Notei que na bancada estavam alguns militares norte-americanos e isto pode ser um bom sinal! Já me desloquei a Angra para ver os jogos do SCL dezenas de vezes desde que este subiu à Liga Profissional e apenas ocasionalmente presenciei tamanha afluência da "malta" da base militar americana. Os estrangeiros que marcam presença com regularidade são outros atletas que jogam nas outras equipas de basquetebol da Terceira.
Apostando numa constante e forte publicidade dos seus jogos nos espaços de recreio normalmente frequentados pelos norte-americanos, dentro da base militar, ou mesmo através das estações de rádio e televisão militar, de certeza que ainda seria maior a assiduidade destes nos jogos onde a qualidade de jogo não se compara com o praticado na NBA, imcomparável, mas há um crescente muito forte em termos qualitativos.
O voleibol também tem muitos adeptos e a AJFB poderia aproveitar o facto dos jogos serem muito próximos da Base das Lajes. Mas penso que o basquetebol, em termos de "show off", está muito mais desenvolvido, e muito graças às transmissões regulares dos espectáculos do campeonato mais conceituado da modalidade. Em qualquer jogo da NBA, é proibido existirem momentos mortos. Se não são as "cheerleaders", há então um concurso para o público, ou brincadeiras/diversões das mascotes da equipa da casa. Há sempre algo que distraia a audiência para que esta nunca se sinta fatigada e saturada de estar horas a fio a assistir a um jogo.
Um aspecto que tem conceituado o basquetebol a nível internacional, é sem dúvida os jogos de estrelas, os sobejamente conhecidos "all-star games". Este fim-de-semana relizar-se-á o jogo da Liga Profissional no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos, casa do F.C. Porto, apartir das 15h45 com o Concurso de Lançamento de 3 pontos e Afundanços. Isto é marketing!
Este é um assunto a explorar por quem tem autoridade para mudar as coisas, não é?
# publicada por Mic Mic @ 11:20