View Today's Cartoon
Free Daily Cartoon by Bravenet.com

21 de janeiro de 2007

 

Ninguém pára o Lusitânia óêou!!!!

E fartei-me de pular com este lindo cachecol do Lusitânia! Um jogo impróprio para cardíacos, rapidamente o Lusitânia APM (LAPM) defrontou, lutou e dominou um papão do desporto nacional.
Já aqui havia dito que na recepção ao SLBenfica (SLB), o resultado poderia muito bem ter sido outro, caso as decisões tivessem sido as mais acertadas para a fase final da partida. Esta foi a prova que depois da tempestade vem sempre a bonança!
Categórica, a vitória hoje do LAPM frente ao todo-poderoso SLB no Pavilhão de Vagos, onde decorreu a Taça da Liga Cofidis. Após um percurso irrepreensível frente ao Barreirense e FCPorto, o LAPM conseguiu fazer história. Este é o maior título desde o 2.º lugar na Primeira Divisão que deu-lhe acesso à Liga de Clubes de Basquetebol. Só espero que seja o primeiro de muitos!
Este título premeia a capacidade de organização de toda uma equipa que vai desde todos os dirigentes dispendem o seu tempo aos atletas que labutam dentro de campo, sem esquecer, claro, da equipa técnica que preparou e idealizou esta equipa. Com um orçamento bem reduzido em comparação com qualquer das restantes equipas que lutam pela vitória nesta edição da liga, o LAPM provou que o dinheiro não é tudo! O carácter e o espírito de entrega dos atletas ao jogo foi premiada com o ceptro.
Agora espero que a euforia seja um reforço a todo o esforço demonstrado para que a segunda metado da liga seja um confirmar da primazia lusitanista.
Sem qualquer destaque nos jornais nacionais, o LAPM venceu a primeira vez a Ovarense. Voltou a ganhar, desta vez no seu próprio reduto e todos acreditavam que tinha sido mera sorte. Pois bem, hoje, o LAPM fez ajoelhar toda a comunicação social aos seus pés. Pelo menos aquela que se interessou por basquetebol.
Claro está que a RTP-Açores nem pensou duas vezes quando sentiu necessidade de optar entre um jogo da 5.ª ronda da Taça de Portugal em que se confrontavam Atlético-Sta. Clara e uma final da Taça da Liga de Basquetebol entre o LAPM e o SLB! O futebol que se pratica em Portugal não é espectacular, quanto mais no nível do Sta. Clara e do Atlético. Mas mesmo assim, tem total prioridade face a qualquer outra modalidade a qualquer nível! Nem mesmo o facto de o LAPM ter derrotado na tarde anterior outro grande do desporto nacional! Nem mesmo o facto de ser uma equipa açoreana a defrontar um marco do desporto nacional! Nada disso fez questionar sobre a possibilidade de algum tempo de antena do canal público regional! É triste! Até se esqueceram, no domingo desportivo de mencionar os resultados da jornada dupla efectuada pelo Terceira Basket (TB) no continente. Já agora, avanço que o TB derrotou a Academia no pavilhão da Escola Secundária de Lumiar. Ainda não está disponível, por enquanto, o resultado do Seixal-TB que decorreu hoje, domingo. Há mais alguém capaz de felicitar esta grande equipa do Lusitânia APM? Porque motivos se deve todo este sucesso nesta época do LAPM? Alguém quer deixar alguma dica?
O sítio da secção de basquetebol do Lusitânia informa que a equipa regressa à ilha amanhã no vôo matinal que deve chegar perto das 10h00. Espero que isto faça as pessoas deslocarem-se ao aeroporto e saudar a equipa com alegria e entusiasmo.
Parabéns a toda uma entidade que marca a história da ilha e da região vencendo este importante título e enchendo o pavilhão com espectáculo. Agora espera-se que já no próximo fim-de-semana, o pavilhão municipal esteja repleto para receber o Belenenses, jogo válido para a terceira ronda da LCB!

Comentários:
Caro Mic-Mic
Concordo plenamente com o seu post e aproveito para felicitar o Lusitânia pelo que fez pelo desporto açoriano com esta vitória, à semelhança do que já o tinha feito aqui (http://coriscabancada.blogspot.com/2007/01/obrigado-lusitnia.html) na Corisca Bancada.
Também concordo que no mínimo a RTP-A deveria ter transmitido o Santa Clara e a final da Taça da Liga com o Lusitânia, e que não sendo isto possível a escolha deveria ter caído para o 2º.
Contudo antes de entrar por outras vias é importante ter em conta 3 coisas:
- Infelizmente a maioria prefere futebol às outras modalidades;
- Só ficou definido que o Lusitânia ia à final no sábado, o que não sei se era muito facilitador de fazer alterações na programação;
- Quantos apostariam dinheiro na ida do Lusitânia à final, para poderem criticar a aposta da RTP-A?
O que conta para a história é que a Taça já cá canta e todos os Açorianos têm que estar satisfeitos com este feito.
Pena é que nas notícias do continente tenham dito sempre Lusitânia e nunca Lusitânia dos Açores, porque é isto que todos os nossos clubes são, DOS AÇORES!!!
 
Após actualização do "blog", dei uma volta por alguns de autoria açoreana. Devo dizer que na SportTV2, nunca mencionaram a ilha Terceira. Sempre que fora mencionado a localidade ou região que o LAPM está sediado, esta era Açores. Apenas ocasionalmente se falou em Lusitânia Angra Património Mundial. Por isso não compreendo essa crítica/exigência. Pensou que todos ficaram devidamente conscientes da origem açoreana do LAPM. Só é pena que noutras situações não se tenha a mesma preocupação! Quer sejam momentos marcantes pela positiva, como pela negativa.
Quanto à RTP-Açores, por acaso reparou na programação desta para domingo à tarde? Nada exigente nem actual, por isso, nada que fizesse falta a quem poderia assitir a esta televisão que diz ser dos Açores. Programas como a Academia, Na terra dos ricos e Santos da Casa são tão actuais como os meus antepassados do século XIV! Se houvesse um Atlântida que faz a interligação entre os Açores e a comunidade emigrante, aí poder-se-ia por a questão, mas assim, é pura falta de vontade. E certamente não seria por dificuldades de negociação com a SporTV pois se há acordo para alguns desportos, certamente que haverá para outros.
 
Eu não estou preocupado se diziam Terceira ou Património Mundial, se dizem São Miguel, a minha preocupação é que não dissessem só Lusitânia ou Santa Clara, como eu hoje ouvi na rádio, porque quanto mais vezes disserem Açores, maior justificação existe para o apoio da palavra Açores, dando mais argumentos para o Lusitânia solicitar uma aumento do apoio e mais dinheiro para o desporto açoriano.
Que fique bem claro que para mim a rivalidade entre ilhas é pura e simplesmente uma treta e a mim pouco me diz.
Quanto à crítica à RTP-A concordo plenamente com ela e ainda hoje estava a dizer isto mesmo a um familiar, existe muito pouca agilidade por parte deste organismo para fazer face a situações como esta e volto a frizar que eu não tive a mínima dúvida em dizer que o que deveria ter sido transmitido era a Final da Taça, mas também já à muito tempo me apercebi que o que interessa é o futebol e o resto são cantigas.
Mas isto não é só por culpa da RTA/A, mas sim dos adeptos em geral.
Um exemplo claro é que neste momento este post deveria estar inundado de mensagens a felicitar o Lusitânia e tem somente 2.
 
Você acabou de acertar um cesto de 3 pontos! Como são boas notícias, ninguém comenta... Todos se lembraram de criticar o Secretário Regional devido à má gestão na atribuição do apoio ao SCLusitânia, mas agora que mostraram resultados e provas da sua qualidade, ninguém se dá ao trabalho! Esta é uma mentalidade que deveria mudar... mesmo que seja de uma forma gradual.
 
Viva o nosso Lusitânia !! grande equipa grande vitória...e quem defende aqui a RTP-Açores só pode estar a brincar !! foram transmitidos 2 jogos do Lusitãnia, nem sequer foi 1 jornalista lá fora fazer cobertura da Taça da Liga, apresentaram resumos da Sporttv, Santa Clara -Atlético ?? os Açoreanos estão fartos de ouvir falar no Santa Clara. Foram para o estrangeiro com o Sporting da Horta e do Ribeireinse mas para ir a Vagos não puderam...era uma equipa terceirense ai se fosse o União Micaelense!!!!!
Vamos todos domingo ao pavilhão de Angra congratular esta equipa que acaba de conquistar o primeiro titulo para os Açores em basket.

Lusitânia o mais campeão dos campeões Açoreanos.
 
O Lusitânia anda na liga de basket á 6 anos, a sua equipa de futebol era muito famosa nos anos 60, 70 e 80 com as conquistas por isso não venham com tretas que não ouviram a palavra Açores ou de Angra ...as pessoas já sabem de onde é o Lusitânia não é preciso anda sempre a dizer e que são dos Açores e a sua designação na Liga Uzo é de Lusitânia Angra Património Mundial.
 
Estive a ver a repetição do jogo agora na Sporttv2 e falaram sempre no nome Açores e por vezes em Angra Heroísmo. A equipa é dos Açores certo ? a equipa é de Angra certo ? então qual o problema ? Em São Miguel é que têm a mania de afirmar que o Pauleta é de São Miguel e o Farfalha dos Açores, o que é bom é de São Miguel o que não interessa é dos Açores. Força Lusitãnia!
 
Parabéns ao lusitânia e nunca descorem na formação.
 
Nestes comentários está presente a razão pela qual a Uniao Europeia nunca será uma União, mas sim um conjunto de Países, e os Açores nunca serão um arquipélago, mas somente um conjunto de Ilhas.
Quanto à RTP-A, eles que se defendam, o que eu tento fazer é perceber o porquê das coisas acontecerem, sem cair na tentação de olhar só para o argumento gasto e patético de só se dar as coisas de São Miguel.
Mas se mesmo assim ainda querem ir por este caminho, tenho uma proposta:
LEVEM A RTP-A PARA A TERCEIRA, procedendo-se assim a uma efectiva descentralização e depois falamos...
Até lá felicitem mais os feitos e deixem-se de tretas e desculpas e já agora tentem perceber o que está escrito e não o que querem ler.
 
Esse senhor tem toda razao no que diz....nunca será Uniao Europeia...e nunca será um arquipelago....parabens....

Roberto P.

tens toda razao.

Parabens ao Lusitania Acores.
 
Meu Caro Roberto P.,

Os Açores é um arquipélago!
Há e sempre haverá rivalidades!
A RTP-A nunca sairá de S. Miguel porque a administração nunca o permitiria! Digam-me outra curiosidade: porque motivo os cartazes publicitários apenas têm funcionários sediados em S. Miguel? Porque motivo as crianças que constantemente se ouvia na televisão a desejar "Boas Festas" eram todas de S. Miguel?
Não me venha dizer que é por falta de vontade dos jornalistas das restantes ilhas! O trabalho é o mesmo. Fazer uma reportagem de um jogo com 5 minutos dá menos trabalho que fazer uma de 1m30s.
As rivalidades inter-ilhas existem tal como existem rivalidades inter-freguesias, inter-bairros. Dizer que os Açores nunca serão um arquipélago é o mesmo que dizer que Portugal nunca será Portugal devido à rivalidade entre norte e sul! Não sejam tão cépticos!
E a ilha Terceira terá mais razões de queixa porque na nossa ilha está um dos maiores, senão o maior empregador estrangeiro de Portugal! Mas de certeza que é o maior investidor estrangeiro! E somos nós que levamos com todas as consequências enquanto que levamos apenas com reduzidas benesses! A única benesse considerável são os vencimentos auferidos por quem trabalha para as Feusaçores! De resto, são as estradas cheias de buracos, é o inflacionamento das rendas das casas e é o inflacionamento do próprio valor imobiliário porque ninguém quer vender pois tem uma boa possível fonte de rendimento que são os americanos!
Certamente que os apoios que vêm da Europa nem seriam necessários caso o dinheiro que os E.U.A. dão a Portugal, ficasse aqui nos Açores.
Não é que seja a favora da independência, mas acho que deveria haver maior atenção aos interesses da região.
Quanto ao que disse: "Eu não estou preocupado se diziam Terceira ou Património Mundial, se dizem São Miguel, a minha preocupação é que não dissessem só Lusitânia ou Santa Clara", você não ouve ninguem se referir todas as vezes ao Benfica como Sport Lisboa e Benfica ou Sporting Club de Portugal! Se por acaso algum jornalista se referisse sempre ao Lusitânia como Lusitânia Angra Património Mundial, ele não diria outra coisa se estivesse a relatar um jogo. Não entendo esta exigência nem pressão para se falar ainda mais no nome Açores. Foi muito badalado o facto de o LAPM ser a primeira e única equipa a vencer a Taça da Liga! Quase tanto badalado como quando o Santa Clara estava na Primeira Divisão, ou Super Liga. Em vez disso, faça com que mais vezes os continentais tenham motivos para referir a marca AÇORES, como quando organizou aí a TAÇA CEV!
 
Ora aqui está uma bom assunto para discutir, a Taça CEV.
Acredite que não foi por falta de vontade nossa que na época passada a Taça CEV não voltou ao Açores.
Foi porque as entidades estiveram mais preocupadas com o facto de termos sido convidados em vez de termos acesso por via da nossa classificação, aliás à semelhança do que aconteceu na 1ª vez!!!
Considero, assim como o Mic-Mic, que esta é uma excelente forma de promover os Açores, trazendo esta gente cá para conhecer in loco o que temos para oferecer.
Mas não é este o pensamento de todos.
Esta época de certeza que a Fonte do Bastardo recebeu idêntico convite para participar na Taça CEV, pois o Maritimo organizou uma poulle na Madeira e que eu saiba na época passada ficou pior classificado do que o clube dos Açores.
Quanto à questão dos Açores a minha única obsessão deve-se com o facto de 1º ser Açoriano e só depois Japonês e considerar que o desporto é um excelente veículo de promoção da minha terra, aliás como o é para outros terras, como por exemplo: Real Madrid, Barcelona, Sevilha, AC Milan, Manchester United, Steaua de Bucareste, Sparta de Praga, FC Porto, Sporting de Braga, Lusitano de Évora, Sporting da Covilhã, Chicago Bulls, LA Lakers, etc...
É só isto, não tenho mais nenhuma intenção ou obsessão.
E se por acaso pensam que o meu problema é pelo facto do Lusitância ser da Terceira, estão redondamente enganados, porque se não tive problemas com equipas da Terceira quando elas lutavam por um lugar com a minha equipa no mesmo campeonato, não era agora que ia ter.
Mais, para desgosto de muitos a época passada Antigos Alunos e AJ Fonte do Bastardo deram autênticas lições de como se devem comportar equipas da mesma Região sendo competidores somente dentro do campo.
A minha preocupação acima de tudo é que era muitíssimo importante para os Açores que se pensasse em um todo e não em 9 partes, para que não aconteçam figuras como a que mais uma vez fomos fazer para a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) onde aparecemos com "50" espaços cada um com a sua imagem e a defender a sua dama, mostrando que de conjunto temos pouco, muito pouco.
Talvez por isto ocupamos o lugar que ocupamos no ranking das regiões mais desenvolvidas...
E esta mudança de mentalidade só é conseguida mudando muitas coisas pequenas, como por exemplo a que estamos aqui a discutir.
Mas atenção que isto é a minha opinião e defendo-a. Se alguém tiver outra, que a defenda e se os argumentos forem válidos não tenho problemas em os aceitar.
Não venham é com tretas de bairrismos e rivalidades, porque isto de pouco vale lá fora.
Pode ser muito giro cá dentro para meia dúzia de tipos, mas lá fora onde as decisões são tomadas, de pouco vale.
E é isto que os açorianos ainda não perceberam.
É que lá fora é os Açores, não é São Miguel, Terceira, Faial, Flores, Santa Maria, Corvo, Graciosa, São Jorge e Pico.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]