View Today's Cartoon
Free Daily Cartoon by Bravenet.com

26 de janeiro de 2007

 

A propósito dos comentários do Sr. Paulo Borges!

A ideia de monopólio só satifaz quem realmente o detém. E isto provoca um sentimento de saturação que por vezes explode e deixa marcas! Passarei a acrescentar alguns comentários ao texto que o Sr. Paulo Borges escreveu e publicou no Diário Insular de ontem.
"Os Açores são nove ilhas. Talvez não pareça nos programas de desporto da RTP/Açores, mas, de facto, o futebol do Santa Clara monopoliza, indecentemente, os programas de desporto da nossa televisão. São notícia: um jogador do Santa Clara que almoçou mal; outro que está indisposto e não jantou; outro, ainda, que se deitou tarde, etc."
Pois, realmente faz lembrar a TVI e os "Morangos com Açucar". Repetem sempre o mesmo assunto várias vezes ao dia.
"Sabe Dr. Osvaldo Cabral que, quando começa o “Troféu”, numa hora nobre da nossa televisão, logo após o “Telejornal”, os telespectadores da nossa RTP/Açores rapidamente mudam de canal e a ela nunca mais voltam (experimente fazer uma boa sondagem e verá!), porque já ninguém suporta ver tal programa fraco, porque é muito longo, pobre, porque é completamente contra tudo e contra todos os modernos métodos de fazer comunicação e informação actualizada nas TV’s deste século.
Um programa deste género, e relativo a este tema, ou se faz em 3/4 minutos (isso é difícil, pois é só para bons profissionais), ou se faz no final da emissão. Pior ainda quando 85% de duração do mesmo é só para falar do Clube Desportivo Santa Clara, ou seja, de uma só ilha. E o que dizer do “Teledesporto” aos domingos? Aquelas enfadonhas entrevistas a pseudo-entendidos em futebol. Que miséria! Cinquenta minutos seguidos a falar do Santa Clara e o que explicar da semana que passou.
A todo o momento (no “Troféu”): Atlético X Santa Clara…; Santa Clara nunca foi tão longe na Taça de Portugal…; um herói dos Açores. E ainda por cima perdeu com uma equipa de escalão inferior ao seu. Saibam (sabiam) que o “Lusitânia dos Açores”, da Rua da Sé (e ilhas dos Açores) de Angra, em 1964, foi às meias-finais da Taça de Portugal. Nunca ninguém nos Açores o igualou!!! Esse, sim, um herói e só com ilustres Jogadores Açorianos na sua equipa (fabulosa equipa)."
Certamente que não foi igualado, mas o Sport Club Angrense já passou por duas vezes aos quartos-de-final tendo uma delas sido baqueado pelo SLBenfica e uma outra que o próprio SCAngrense abdicou dessa mesma participação devido a compromissos internacionais do SLB.
"Por acaso, jornada de má memória que nos está ainda “atravessada na garganta”. A eliminatória era com o verdadeiro FC Porto e, devido à meteorologia, a mesma nunca se realizou, sendo o SC Lusitânia eliminado na secretaria que, como se esperava, funcionou em favor do FC Porto. Disso nunca se fala. É história desportiva da Terceira. É para ignorar!!!
Mas, caros senhores da RTP/Açores, esse mesmo Lusitânia esteve durante a semana que passou, que culminou com o heróico êxito no domingo, 21 deste mês de Janeiro, na cidade de Vagos, a disputar a “Final da Taça da Liga Máxima de Basquetebol” de Portugal e os nossos programas (maus programas) de informação desportiva, da nossa Televisão Açoriana, só falavam (todos os dias da semana passada) do jogo do Atlético com o tal Santa Clara… e “nunca fomos tão longe na Taça…”. Tal disparate!!!"
Apesar de alguém dizer que o desporto-rei é o futebol, o desporto-rei não é o futebol do Santa Clara! Dêem tempo de antena aos outros clubes e a outras modalidades e verá que os espectadores não reduzirão.
Enquanto isso, ao mais alto nível, o Lusitânia dos Açores, como nobre e digníssimo embaixador/divulgador desta querida Região Açores, ao mais elevado grau do Basquetebol Português, vencia os mais carismáticos deste desporto em Portugal: Barreirense, FC Porto e Benfica na final. Tudo, meus caros, em terra alheia. Contra tudo e contra todos, até contra os seus (?) que, na nossa televisão, não se dignaram a divulgar, como merecia, tal prova e a promover tal feito… de uma equipa açoriana a nível nacional, contudo: Atlético X Santa Clara, em futebol…, nunca fomos tão longe… Santa Ignorância! Custa muito (a muitos) esta equipa de Basquetebol, e esta notável organização Lusitanista, não ser da ilha de São Miguel!!!"
Pois, realmente, excepto o Santa Clara que milita na Divisão de Honra, que outro clube dá protagonismo à região? Os Antigos Alunos já foram, a equipa de basquetebol feminino do União Micaelense fica-se pelo quase e talvez o Clube K consiga chegar lá, pois já chegou à A1 nos femininos! Ia-me esquecendo do Sport Lagoa e Benfica na 3.ª Divisão de futsal ou mesmo o Operário na 2.ª Divisão! Nas restantes ilhas tem o SCHorta na Liga Profissional, o Candelária na Primeira Divisão, a AJFB na Divisão A1, CD Ribeirense na A1 feminina, o Lusitânia APM na Liga de Clubes de Basquetebol, os Toledos e o Juncal na 2.ª Divisão de Ténis de Mesa, com este último ainda invicto e com grandes possibilidades de subir. Mas claro, para alguns, só o futebol do Santa Clara tem direito a protagonismo.
"Podes conter-te Zé Silva… porque a RTP/Continente, as SIC’s, as TVI’s e as Sport’s TV’s se encarregaram de divulgar claramente os Açores e os Açorianos, porque o Sport Clube Lusitânia é da ilha Terceira!!!
Aguenta o “Troféu” e os “Teledesportos” da forma como estão e fica permanentemente com um Canal de Televisão “às moscas”, a falar sozinho, continuadamente, do tal Santa Clara, da tua ilha de São Miguel!!!"
Mas sinceramente! Os subsídios são dados para propagandear a marca "Açores" além portas e não nos Açores. Publicidade não faltou, nem mesmo a do patrocínio para propaganda de produtos alimentares açoreanos - sim, ela está todos os jogos em casa no canto ao fundo do pavilhão, zona perto das tabelas.
Este "blog" não serve, nem servirá nunca para descriminar, nem abusar com declarações xenófobas. Este "blog" é para publicitar a marca "ilha Terceira", e todo o seu desporto!

Comentários:
O futebol monopoliza o desporto de uma forma geral na nossa sociedade.
E como tal havendo uma equipa num escalão superior é natural que tenha maior atenção.
Contudo CONCORDO quando dizem que é um EXAGERO o tempo de antena que dão ao Santa Clara em relação a todos os restantes desportos.
Mas estamos a falar de uma comunicação social que se limita a procurar o óbvio, bastando para isto ver o tipo de notícias de carácter geral que dão: O Governo fez isto, a Câmara fez aquilo, a Direcção Regional apresentou não sei o quê.
E tenho quase a certeza que a questão do Santa Clara é muito simples: como é futebol e está na Liga de Honra então as pessoas devem querer ver.
Sinceramente considero que se deveria arriscar mais e dar mais ênfase ao feitos, independentemente da modalidade.
Por exemplo:
- porque temos que começar sempre os programas desportivos pelo futebol?
- porque não damos 1º os feitos e resultados positivos mesmo que sejam de berlinde?
Quanto a questões de dar mais de São Miguel do que das restantes ilhas, continua com a minha proposta:
- Instalem a RTP-A em outra ilha.
Já sei que vão dizer que não deixam. Quanto à Administração da RTP (sim porque se acham que uma decisão destas é tomada em São Miguel, deve estar muito enganado) não permitir a saída da RTP/A de São Miguel, eu não posso comentar, porque não se baseia em factos, mas em suposições.
Sem tentar não se consegue.
E se fosse eu, tentava.
Nem que fosse para provar que tinha razão
Ou então façam um exercício: durante uma semana contem o tempo das peças do troféu por ilha e vamos ver o que dá.
Também propunha outra coisa:
- façam um estudo fidedigno sobre o que os açorianos querem ver em desporto para ficarmos a saber o que deve ou não dar.
Mas como conclusão quero aqui deixar bem explícito que EU CONCORDO COM O SR PAULO BORGES QUANDO DIZ QUE OCUPAM MUITO TEMPO DE ANTENA COM O FUTEBOL E COM O SANTA CLARA.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]