View Today's Cartoon
Free Daily Cartoon by Bravenet.com

23 de fevereiro de 2007

 

Dinheiro para dar e oferecer!

Pode ser um pouco essa a impressão com que se fica após leitura do "post" "ANDEBOL - CD Marienses mais disciplinado na PO01" do blog de Santa Maria e tiro a seguinte conclusão: ou o valor de cada multa é avultado, ou estes clubes que participaram na Zona Açores são uns indisciplinados. "8 925 € + 100€" são cerca de 1800 contos, na moeda antiga! É muito dinheiro deitado fora, ou entregue à Federação.
Alguém sabe pormenorizar mais este assunto?

Comentários:
Eu não sei nada acerca de Andebol e dos regulamentos, agora que acho valores excessivos,não haja dúvida.
Por curiosidade fui ver as tais multas e só num fim de semana e com 2 jogos entre as mesmas equipas, o total de multas atingiu os 2.850,00 euros, que é só o equivalente a pagar a cerca de 13 jogadores passagens para irem jogar a Lx.
Algo está mal:
- ou a Federação está a esticar-se nos valores;
- ou os clubes estão a dormir na forma e têm que ter muito cuidado, porque desta forma podem meter-se numa grande alhada.
 
Os valores das multas aplicados são maioritariamente devido a:

- Cartões amarelos/vermelhos ou sanção de 2 minutos a atletas/equipa técnica no banco de suplentes;

- Não apresentação de técnico com o grau mínimo exigido;

- Não apresentação do número mínimo de atletas aos jogos e por ai fora.....

Mas isso está tudo devidamente documentado na página da federação de Andebol.
 
Após alguma análise e conversas por e-mail, constatei que apenas o Marienses e o GDBiscoitos apresentaram em todos os jogos, um técnico habilitado. Recebi outro e-mail a chamar à atenção que isto deve-se à falta de coordenação administrativa da Federação... É impossível administrar um clube a médio-longo prazo quando a própria "FAP altera os níveis competitivos a seu belo prazer".
 
No desporto em geral existe um fenómeno (vamos chamar-lhe assim) à vista de todos: enrriquecimento das Federações e Associações e empobrecimento dos Clubes.
Vou dar um exemplo no caso do voleibol:
Num jogo da A1 masculina existe todo um conjunto de regras, protocolos e intervenientes extra competição que a equipa da casa tem que apresentar sob pena de não estar a proporcionar um bom espectáculo e com isto não contribuir para a divulgação da modalidade. Entre outras estão a disponibilização de um Vozoff, um nº x de movimentadores de bolas e uma equipa para limpar o chão do campo durante o jogo. Qualquer falha num destes casos implica uma multa de 150 euros.
Contudo no último ano em que os Antigos Alunos estiveram na A1 fomos à Madeira e fizemos um jogo em que não havia 2º árbitro!!!
Só que aí como é da responsabilidade da Federação já não há multa.
E agora pergunto o que prejudica mais a modalidade: não ter um vozoff ou um 2º árbitro?
Outro exemplo é que por exemplo as equipas são multadas se não apresentam os cartões de atleta nos jogos (o que está certo), mas mesmo quando tratados a tempo as Federações demoram a enviar os mesmos para os clubes, mas não se inibam em aplicar as multas, ou seja, quem diz que não fazem de propósito para contar com + uns dinheiros extra?
Outro exemplo ainda, ao inscrever um atleta estrangeiro numa equipa portuguesa o clube tem que pagar 2.000 francos suíços à Federação Internacional, um x à federação de origem e um x à Federação Portuguesa, 3 intervenientes que não tiveram qualquer influência no percurso daquele jogador, mas que são quem lucra com o facto de ele trabalhar.
Para finalizar, quando um clube organiza uma poulle da Taça CEV tem um caderno de encargos a cumprir, que na prática diz que todos os custos são suportados por quem organiza e por quem participa, para além de termos de pagar todas as despesas com a arbitragem e supervisor da própria CEV (viagem, estadia, alimentação e pocket money), e ainda por cima temos que pagar um valor à CEV para eles não fazerem nada.
São pequenos exemplos que mostram que existe um grande desfasamento entre o trabalho e os rendimentos por parte das Federações e Associações, o que depois permite verificar que estas organizações apresentam chorudos "lucros" e sumptuosas sedes.
E não me venham dizer que é necessário porque têm que fazer a divulgação da modalidade e organização das provas, porque para isto eles também recebem apoios governamentais.
 
o "amigo" zé da bola ja respondeu a que se devem tão avultadas multas, ou seja, devem-se á inercia dos clubes e não a um "roubar" por parte d federação.

o que se passa é que alguns dos clubes que disputam a zona açores de andebol, ainda não se capacitaram que a referida prova é organizada pela fap e não pela união. o tempo do deixa correr para depois não haver chatices terminou, e a fap muito bem, tem um regulamento algo rigido... é que a zona açores ja é uma 1ª divisão nacional, e não uma 3ª divisão... ja imaginaram por exemplo o lusitania apresentar-se em canpo para um jogo da liga profissional so com 8 jogadores, ou sem ngm responsavel pelo recinto de jogo.... sei que são realidades diferentes, mas era só para terem uma ideia...
os clubes dos açores não são mais indesciplinados que os jogadores do continente.... simplesmente é a grande diferenção entre quem trabalha bem e que trabalha mal ou não trabalha...

acho que ja escrevi demais, mas é que como pessoa ligada ao andebol custa a ver uns a levarem as coisas mesmo a sério e outros a deixarem rolar, para ver o ke vai dar (neste kaso deu pesadas multas)
 
As avultadas multas devem-se ao impingimento de uma divisão que alguns clubes não estavam preparados para competir!
É o mesmo que dizer que o Terceira Basket, militante da CNB1, passa de um ano para o outro a participar na liga! Ou então passar a Série Açores de uma 3.ª Divisão para uma Liga de Honra! O GDBiscoitos, em 3 anos, jogou na 3.ª Divisão, no ano seguinte jogou o campeonato regional para subir esta época à 1.ª Divisão!
Afinal quem é que está a brincar aqui? O mesmo aconteceu ao SCHorta! O CDMarienses, nos últimos anos, jogou um acesso à 2.ª Divisão, jogou na 2.ª Divisão, jogou o acesso à 1.ª Divisão e garantiu a subida e a FAP deu-lhes esta bela 1.ª Divisão!
Quem é que está a brincar?
O CDEE Arrifes ganhou por 2 vezes a Série Açores e a FAP nunca lhes deu possibilidade de jogar pelo acesso à 2.ª Divisão, passou praticamente uma época sem jogar para disputar uma Fase Final da 1.ª Divisão e depois dá-lhes esta bela 1.ª Divisão! Mas quem é que está a brincar?
Apesar de um precalço ou outro, o GDB tem equipa e treinadores com formação para se manter numa 3.ª Divisão, ou então a tal Série Açores que a FAP sempre disse não ter qualidade! Então diga-me, porque promoveu a 3.ª Divisão-Série Açores para 1.ª Divisão-Zona Açores?
E continuo a perguntar, quem é que anda a brincar aqui?
Agora quero ver se efectivamente o CDM anda a trabalhar a sério no andebol, e sinceramente, espero que estejam. Apesar da rivalidade quando competimos inter-ilhas, não gostei nada do que se passou na época passada onde o melhor resultado das duas equipas açorianas que participaram na Fase Final da 1.ª Divisão foi derrota! Isto, se não contarmos a vitória que o CDM impôs aos Arrifes! de resto foram "cabazes" e não eram maiores porque as equipas adversárias passavam no intervalo para uma velocidade de cruzeiro!
Desejo a melhor sorte para os restantes jogos do CDMarienses e espero que a sua prestação seja bem melhor que a da época passada!
 
O andebol não tem grande projecção nos Açores e penso que a este ritmo, terá desaparecido em alguns anos! Faz lembrar o Hóquei em Patins. De que eu tenha conhecimento, existem nos Açores pouco mais equipas além das que disputam os campeonatos nacionais!
Há que remodelar os esforços efectuados e direcciona-los para onde se obtem resultados! Na Formação! Com o crescimento do número de atletas surgirá igualmente o repeito e admiração de quem vê o andebol como uma modalidade moribunda e sem grandes probalidades de sucesso!
 
Este fim de semana estive no Curso de Dirigentes e por acaso o assunto Andebol foi abordado até por dirigentes da própria modalidade.
O que se passa é que a série Açores só é uma 1ª divisão por decreto e não por valor e as equipas não têm culpa.
Ora, não haver um período transitório para as equipas adaptarem as suas estruturas às exigências do respectivo nível competitivo é no mínimo ter insensibilidade ao desenvolvimento da modalidade.
Mas também se tivermos em atenção o que a respectiva Federação andou a fazer com as equipas de cá, mais nada é de estranhar.
 
Queria só ressalvar um ponto do meu comentário anterior.
Quando digo "por decreto", não estou a referir-me ao Governo Regional, mas sim à Federação de Andebol.
Que não haja confusões.
 
"Com o crescimento do número de atletas surgirá igualmente o repeito e admiração de quem vê o andebol como uma modalidade moribunda e sem grandes probalidades de sucesso!"
caro mic mic:
acho que infelizmente o andebol nos açores caminha mesmo para a "cova".
os poucos clubes que ainda subsistem não apostam na formação, e um exemplo claro disto é o grande sporting da horta não tem conseguido o apuramento para a 3ª fase de iniciados... imaginem la a equipa da liga profissional estar a deskuidar kom o seu futuro na modalidade... se eles assim fazem os clubes mais pequenos o k não deveriam fazer...

agora em resposta ao simpatizante do gdb, realmente passou-se de uma 3ª divisão serie açores, para uma 1ª divisão zona açores... as equipas continuam a ser as mesmas, as mesmas ilhas, as mesmas viagens, os mesmos jogadores... sinceramente não vejo grandes mudanças... a unika mudança de fundo ke realmente vejo é quem organiza as provas mudou... ou seja passamos de uma prova organizada pela união de associações de andebol dos açores para ser organizada pela federação de andebol de portugal... resumindo: arbitros nomeados pela fap, e jogos organizados pela fap é a unica diferenca que existe da 3ª pela 1ª divisão... estavamos era mal akostumados pela inercia da união e não estavamos a espera da mão pesada da fap...

agora pergunto se a equipa do gdbiscoitos, tinha boa equipa para participar numa 3ª divisão serie açores, pk numa 1ª divisão zona açores foi a desgraça que se viu???? é que só o nome mudou...
 
"Só modou o nome..."
Não acredito que tenha mudado apenas o nome! A Federação não tem certamente a 3.ª Divisão regulamentada da mesma forma, nem os mesmos níveis de exigência, que a 1.ª Divisão...
Os valores de inscrição de atletas não deve ser o mesmo, bem como os valores de técnicos e dirigentes! E, ao que consta, a Federação nada fez para a realização desta 1.ª Divisão. A própria União de Associações teve despesas com esta prova!
 
a uaaa deu os apoios que costuma a dar para este tipo de provas... pergunte as equipas continentais se recebem alguma verba da fap para estarem nas provas que se inserem...

o grau de exigencias é diferente, mas quem não se melhora de ano para ano... ou estão no andebol so por estar? não querem ser sempre melhores? aprefeicoamento....

se fizerem as kontas o cdm não paga assim tt tinheiro... pk será?
 
Infelizmente, a ignorância impera em si, ACDM. Se tem os mínimos de conhecimentos, como tenta transparecer, não diria barbaridades destas!
"a uaaa deu os apoios que costuma a dar para este tipo de provas..." Mentira - O dinheiro atribuido para esta competição pela DRD foi entregue quase na íntegra aos clubes, tendo a UAAA mantido 48€ para despesas de transferências bancárias. E mais! Pagou deslocações de equipas de arbitragem para esta prova que não serão co-financiadas pela DRD!
"pergunte as equipas continentais se recebem alguma verba da fap para estarem nas provas que se inserem..."
Verdade - Mas faça lá as contas ao que eles gastam numa época e compare as despesas! Nem em 10 épocas eles gastam os que o desporto regional gasta num único ano! Já agora pergunte à presidente da UAAA se alguma vez recebeu algum apoio da FAP para fosse o que fosse? E caso soubesse o que realmente acontece no andebol veria muitas associações do continente a serem apoiadas com gabinetes técnicos e sedes novinhas em folha! Alguma vez os Açores receberam tais apoios? Diga lá, se o sabe!?
"o grau de exigencias é diferente, mas quem não se melhora de ano para ano... ou estão no andebol so por estar? não querem ser sempre melhores? aprefeicoamento...." Nós estamos no andebol porque gostamos da modalidade e não sntimos necessidade para sacrificar tudo e todos para subir de escalão! O andebol em Sta. Maria vai no caminho em que vai( e realce-se que já fizeram muito mais que ultimamente aqui na Terceira), e esperemos que não piore com o regresso do futebol! E aos responsáveis do andebol terceirense não aptece subir só por subir e chegar lá acima e "levar nas orelhas"! Evoluir com cabeça, tronco e membros!
"se fizerem as kontas o cdm não paga assim tt tinheiro... pk será?" Não se esqueceram de algumas contas por aí? Então e o pagamento ao técnico que está deslocado? É certo que ele está a ser suportado, provavelmente pela DRD, mas é uma despesa! E em termos de qualidade, não notei muita diferença! A qualidade dos jogadores marienses já existia, e esta é valorizada!
Por isso, ACDM, pense duas vezes antes de dizer seja o que fôr, pois deu-me a impressão que percebe muito pouco do assunto! Informe-se e depois comente!
 
companheiro... quem lhe garante que sou de sta. maria? posso ser so mais um que anda aqui so por andar...

quando falei em montante pago pelo cdm referia-me unicamente ao montante pago pelas multas... estou-me nas tintas se o treinador esta a ser pago por quem quer k seja... uma coisa eu sei , directamente por mim é que não é...

ja agora voce não tem ambição, não gosta de melhorar em todas as koisas que faz... olhe que muito boa gem o consegues sem sacrificios de tudo e todos... basta melhorar um bocadinho de dia para dia...

e sinceramentee este assunto fika por aki, é pagar e prontes....

(realmente os meus conhecimentos de andebol são muito poucos, so vejo o sporting da horta e quando da na rtp... ainda nem sei as regras.......)
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]