View Today's Cartoon
Free Daily Cartoon by Bravenet.com

21 de março de 2007

 

Jogos Desportivos Escolares - Grande Ideia, Fraco Negócio

A Direcção Regional do Desporto(DRD) apresenta hoje o figurino dos Jogos Desportivos Escolares(JDE) dando o lema "Desporto é Saúde". Este ano decorre a XVIII edição dos JDE e a participação escolar é de 19 escolas de 2.º Ciclo, 19 de 3.º ciclo e 7 de secundário.
Ora, para um olho desatento, até se pode pensar: "Sim Senhor, muitas escolas!", mas para uma análise mais perspicaz, conclui-se que pode-se fazer muito mais.
Na Região Autónoma dos Açores existem, de acordo com o "site" da Direcção Regional da Educação, existem 28 escolas com Ensino Básico e 20 escolas com Ensino Secundário. Ressalve-se que nem sempre são escolas diferentes pois numa grande parte das Escolas de Ensino Básico está adjudicado o Secundário.
Revelando estes totais, nota-se imediatamente e após uns cálculos rápidos que estarão presentes cerca de 2/3 das Escolas de Ensino Básico e 1/3 das Escolas com Secundário!
Para um país que cada dia que passa é menos um de luta contra a inércia que se tem verificado e que se prende com o crescimento da obesidade na população açoreana. É evidente que não devemos culpar única e exclusivamente os Governos pela falta de assiduidade das escolas neste tipo de actividades, mas há alguns reparos que só as entidades competentes podem e devem realizar.
Tendo algum conhecimento sobre o assunto, a realidade profissional dos professores, devo dizer que estes eventos desportivos não devem ser caracterizados, nem regulamentados da mesma forma que o restante desporto regional. Impossibilitados de dispensar muitos mais fundos que aqueles já previstos para a realização dos JDE, a DRD não deve solicitar aos professores para passarem vários dias, longe da sua residência e durante os fins-de-semana, em regime de alerta! Sendo esta uma actividade lectiva, então deve ser realizado durante a semana, no horário lectivo da escola.
Claro que isto implicaria uma abrangência maior das diversas disciplinas para ocupar os restantes alunos que não integram a comitiva desportiva. Se as escolas encerram para formação profissional, porque motivo não encerram as aulas durante os JDE dando lugar a outras actividades de índole cultural?
Esta análise é muito superficial e este assunto merecia uma equipa de estudo para expôr a melhor forma de realização fazendo com que mais escolas participem.
Utilizando o lema desta XVIII edição dos JDE "Desporto é Saúde" reforço a ideia deixada por aqui algures num "post" antigo. Apesar de não evitar investimentos nos Serviços de Saúde, este é sem dúvida uma forma de fugir aos problemas de saúde que normalmente atacam a partir de uma certa idade! Estar saudável é estar longe das necessidades médicas. Éstar saudável é também uma forma de vida!
Espero que, com este "post", surjam ainda mais ideias para que, e caso estas sejam mesmo interessantes e passíveis de realização, enviar para as entidades competentes para reflectirem sobre o assunto!
P.S.- E caso seja abonado com um prémio monetário, como os funcionários da base americana, fica aqui a promessa de partilhar tal prémio com todos os colaboradores interessados.
Nota: Não foi minha intenção utilizar a expressão "Fraco Negócio" no título com o sentido de este não ser lucrativo. A ideia detrás desta é a de que, e tal como todos os negócios, deve ser revista e repensada esta organização para que os resultados sejam ainda melhores.

Comentários:
caro mic mic
Permita-me um conselho... Informe-se melhor sobre o que é o Desporto Escolar na Região, como se organiza e desenvolve, quais são os seus níveis de realização, etc, etc... Depois opine!!! Mas, por favor, documente-se um pouco!!! Ultimamente fala muito do que não sabe!!! Está a revelar-se uma desilusão!!!
Relativamente ao seu PS..."caso seja abonado com um prémio monetário, como os funcionários da base americana..." tire daí a ideia!!! É que os funcionários a que se refere não se limitaram a opinar, fizeram-no com conhecimento de causa e apontaram soluções. Coisa que você, pura e simplesmente não faz. Repense os seus escritos e seja mais objectivo nas sugestões.
Dizer "deve ser revista e repensada esta organização para que os resultados sejam ainda melhores" não chega!!! Muito menos quando, pela leitura do texto, se fica com a ideia de que não sabe, muito bem, do que fala...
 
Ora aqui está um dos melhores e mais verdadeiros comentários que já vi neste blog. Ó Mic-Mic, desculpa lá a sinceridade, mas o anónimo acima tem toda a razão... Quando não se passa de um "carola", não é aconselhável que se fale muito sobre tanto. Aconselha-se coisas mais "softs" e, de preferência com o necessário conhecimento de causa. Caso contrário... é só asneira. E tem sido muita a asneira...
 
Caros Anónimos,
Agradeço os comentários deixados. Logo no "post" disse que "esta análise é muito superficial e este assunto merecia uma equipa de estudo para expôr a melhor forma de realização fazendo com que mais escolas participem."
Se o "post" está vago, é provavelmente porque pretendo deixar campo de manobra para que outros possam opinar e dar sugestões sobre a matéria!
Espero que não sejam daqueles que pensam que está tudo bem e que não se deve falar!
Que mais quer que lhe diga? Quer a opinião de quem já participou nestes mesmos jogos como atleta ou quer a opinião de quem já colaborou na realização dos mesmos?
Provavelmente, ambos os anónimos estarão melhor informados sobre determinadas especificidades que o público em geral desconhece. Ou porque estão directamente envolvidos na organização, ou porque colabora com a organização! Mas isso também não interessa!
Pedi a colaboração e dexei livre trânsito para que as pessoas comentassem sobre este tema, não para criticar o facto de saber muito ou nada do assunto.
Sintetizando:
- Acha que o modelo dos JDE é o melhor para o desenvolvimento desportivo e social da população estudantil da região? - Sim ou não?
- Se sim, aceita-se a opinião e mais não é necessário acrescentar.
- Se não, por favor, dê sugestões!
É este o propósito deste "post".
Quanto ao meu "Post Scriptum(PS)", para o criticar como o criticou, certamente não leu a frase anterior. E mais. Infelizmente não entendeu e para elucidá-lo a si e a outros que não tenham percebido, digo-lhe: foi puro sarcasmo. As entidades patronais e governamentais portuguesas não são propriamente conhecidas pela generosidade para quem apresenta sugestões e colabora na redução de custos ou melhoramento funcional. "Puro sarcasmo"!
É pena que as pessoas se precipitem a comentar e depois não refletem a ideia inicial dos textos aqui introduzidos! Se eu não dei ideias, vocês, e desculpem-me a confiança, também não!
Volto a agradecer os comentários efectuados pois só assim poderei melhorar o seviço que pretendo dar à comunidade terceirense com este espaço.
Devo admitir que não gostei, de início, do que me disseram, e um dos motivos do retardamento da resposta foi o intuito de aceitar os Vossos comentários e responder de uma forma civilizada e coerente, como bem merece.
Saudações Desportivas!
 
"Ultimamente fala muito do que não sabe!!! Está a revelar-se uma desilusão!!!"
Por diversas vezes solicitei e aqui fica novamente o pedido, aliás, exigência para que eu seja chamado à atenção quando algo aqui fôr dito por mim e que seja descabido e incoerente com a verdade!
Mas se digo a verdade, mas de uma forma superficial, então há que ir mais ao fundo da questão e não criticar-me.
Se conseguir provar que algo que tenha dito está longe da verdade, informe-me comprovando e aí darei a mão à palmatória e admitirei o erro e pedirei desculpa por tal!
Muitas vezes, a desilusão surge porque não foi feita a vontade de quem ficou desiludido! Terá sido este o caso?
 
Só demonstra quanto este blog está em força e é um ponto de referência no Desporto da Ilha Terceira ou dos Açores. Continue o bom trabalho Mic Mic.Deixa-os poisar ... parece que afinal há muita gente melindrada. Bem aja.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]