View Today's Cartoon
Free Daily Cartoon by Bravenet.com

8 de março de 2007

 

Mais uma bota para descalçar!

Achei muito estranho no passado fim-de-semana, o Teledesporto ter logo iniciado com duas notícias em que se falava do SCLusitânia(SCL)! Certamente que quem alinhou as notícias ficou com a consciência pesada em lançar os comentários de Vitor Cunha, ex-atleta do SCL, e lá iniciou o programa com a derrota lusitanista em basquetebol.
Mas confirmou-se aquilo que fora dito anteriormente aqui no "Desporto na Terceira". As contas demoram a saldar e o descontentamento impera!
Infelizmente, estas coisas só acontecem aqui nos Açores e no SCL. Ouve-se, por diversas vezes, reclamações e sentimentos de insatisfação vindos do continente, mas nunca vi um atleta amuar e não jogar porque tem dois meses de vencimento em atraso! O que diriam outros atletas noutros clubes e noutras modalidades que até agora só receberam até Outubro? Estes, como estão nos Açores, sentem-se autoritários!
Não quero com este comentário defender o clube que, por norma, paga os vencimentos dos atletas de uma forma inconstante. Só que este não pode ser motivo para embirrar! Se não, vejamos! A Associação de Jovens da Fonte Bastardo é das muito poucas entidades com os vencimentos em dia e as prestações dos atletas nesta época não foram as melhores!
A entrevista de hoje ao Diário Insular do capitão da equipa de basquetebol lusitanista veio causar-me alguma preocupação! As recentes derrotas frente ao FCPorto, Ovarense e Queluz podiam muito bem terem sido evitadas se os vencimentos estivessem em dia! Ou então faço a frase de outra forma. As recentes derrotas frente ao FCP, Ovarense e Queluz podiam muito bem terem sido evitadas se os jogadores não tivessem feito birra para jogar! Neste momento só têm uma Taça da Liga para mostrar! Ainda falta muito para jogar e eventualmente poderão exigir muito mais se conseguirem algo mais! Pelo que conheço dos curriculums desportivos dos atletas do Lusitânia APM, estes não têm grandes títulos para a posteridade! Sejam profissionais e joguem... E depois, com provas dadas no final da época, façam dos títulos as vossas exigências...
Quanto ao clube em si, é vergonhoso o facto de ainda ter contas por saldar com atletas que já nem são atletas e que já deixaram o clube! Se tenho a perna curta, não posso correr como o Obikwelu! Usando esta metáfora, e transpondo-a para o caso do SCL, se não é possível pagar avultados ordenados, não se paga. Procura-se mais barato, faz-se uma época mais mediana.
O exagero que se paga aos atletas para praticar desporto será a razão da morte de algumas modalidades e consequentemente, do futebol também(espero que não!). Ninguém trabalha para merecer 6 milhões de euros por semana. Por 6 milhões de euros semanais, eu mesmo compro uma equipa completa e ganho a Liga Bwin. A especulação gerada em torno dos atletas pelos agentes veio criar um fosso enorme em alguns clubes e alguns desses clubes ainda nem se aperceberam do estado em que estão.
O interesse em existir desporto é geral. E todos devem ceder até um determinado ponto de forma a que ninguém saia prejudicado, nem o clube e nem o atleta. Este último tem muito a considerar pois a carreira deste é muito curta e uma lesão pode acabar com qualquer sonho de atingir grandes vôos.
Mas, e como alguns já o fazem, os atletas devem preparar o futuro agora e, prevendo o términos da carreira desportiva, ponderar uma outra fonte de rendimento... Até pode ser relacionada com desporto, mas há que tomar decisões e investir nesse mesmo futuro!
Nem todos podem ser Senadores como o Eusébio!

Comentários:
Uma coisa é certa: com ordenados em dia ou não, o Lusitânia têm feito uma época notável e isso quererá dizer, certamente, que todos os atletas têm apresentado o necessário e imperioso profissionalismo.
Mas convém reconhecer que todos nós gostamos de receber a tempo e horas, ainda para mais quando cumprimos escrupulosamente todas as nossas obrigações, como têm feito os jogadores de basquetebol do Lusitânia. Quer se ganhe 500 ou 5000, ficar 2 meses sem ordenado é dose...
Como disse - e bem - o João Figueiredo, cada um toma as atitudes que achar por bem. Se o Willier Tayler se recusou a jogar, é porque, provavelmente, se fartou de esperar pelo "seu". Segundo o João, esta é uma situação recorrente ao longo da época.
Mas o que interessa a nós, açorianos, em geral, e terceirenses, em particular, é saber os "porquês" destes atrasos. Não esqueçamos que estes ordenados são pagos com o dinheiro de todos nós. São dos nossos impostos que saem as verbas atribuídas aos clubes, que têm orçamentos totalmente elaborados com base nesses valor. Assim sendo, penso que isto é motivo de preocupação e deveria sê-lo, também, por parte do governo e/ou entidades oficiais, que deveriam fiscalizar o a forma como são gastas as verbas atribuídas.
Mas aqui, nestes pedaços de terra à beira-mar plantados, todos só se preocupam em receber. Gastar bem... tá quieto. Para onde foi o dinheiro...
 
Birra????
Gostava de o vêr a trabalhar com a mesma motivação e empenho, a render no máximo das suas capacidades se a sua entidade patronal não lhe paga-se à dois meses.
Protesto, revolta, agonia. É isso, não birra.
Quem não tem dinheiro não tem vicíos.
Bem hajam aqueles que têm a coragem, a determinação e o profissionalismo para o fazerem.
A minha sincera solideriedade para todos os que se encontram nesta situação.
 
Bom dia.....

Isso e um fato recorrente em toda Portugal, o desporto esta indo para o fundo do poco,com certeza...nao coloquem alguem nessa pasta do desporto que tenha vivido o desporto nao,para voces verem aonde isso vai parar....

Roberto P.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]