View Today's Cartoon
Free Daily Cartoon by Bravenet.com

5 de abril de 2007

 

Estatutos!

A possibilidade de determinadas pessoas terem o previlégio de se apresentarem na comunicação social com um artigo é excepcional! São casos idênticos a este que revelam a nossa sociedade dividida por Estatutos Sociais, permitindo a alguns o que não permite a outros.
Felizmente que a internet é livre e permite ao cidadão anónimo de a utilizar como arma de arremesso contra a qualidade, ou falta dela, que nos é proporcionado pelo suposto serviço público. Mas não só! Certamente que os "blogs" a que se refere um jornalista numa "revistazeca" da região não estão cá apenas para "escreverem mentiras, para ofenderem as pessoas. Inviabilizam o direito de resposta."
É estranho ouvir estes comentários vindos de alguém que trabalha num meio que também não permite qualquer tipo de resposta ao que se diz na Estação Pública! Peço desculpa se estou errado, mas nunca o vi no seu programa a ler qualquer resposta de espectadores, satisfeitos ou insatisfeitos com o que diz ou deixa de dizer! E que fique bem claro: o queixume que existe, não é muito pelo que diz, mas sim pelo muito que ainda falta dizer e que omite.
Nós não queremos melhor qualidade. Simplesmente queremos mais! Mais reportagens, mais notícias, mais desporto, mais modalidades e mais escalões de formação! MAIS!!! Se as reportagens continuarem com a mesma qualidade, já não é mau de todo. Algumas vezes, seria preferível utilizar o modelo da Euronews no espaço "No Comment".
Já aconteceu a própria televisão regional elaborar reportagens mediante o que surge nestes "blogs", apenas para criar especulação e sensacionalismos absurdos sem que façam uma análise profunda sobre a questão. Um exemplo, foi o caso da reportagem com o presidente do CDEE Arrifes que foi apanhado de surpresa pela equipa de reportagem da RTP-A com o avultado valor de multas a pagar à Federação de Andebol após ter sido notícia num desses "blogs dedicados ao desporto".
De certeza que este senhor esquece-se das enúmeras calinadas que já deu ao vivo e a cores na televisão. De certeza que este senhor esquece-se que ele tem muito mais audiência que qualquer um "blog". De certeza que este senhor esquece-se de todas as notícias que são dadas por estes com vista a uma maior divulgação do desporto "de segunda" regional. De certeza que este senhor se tenha ofendido por alguma verdade que tenha sido proferida num destes "blogs" e que lhe tenha custado muito a engolir. De certeza que este senhor se esquece que todos temos direito à nossa opinião e o direito de a expressar.
Até parece que só ele sabe o que faz e o que diz. Até parece um senhor que atingiu um "Estatuto Social" e teima em não deixar o poleiro! Até aposto que tenha sido vanguardista e um bom profissional, mas ventos novos sopram por estas terras e com a vinda de outros canais televisivos com outros níveis de qualidade, as pessoas aperceberam-se que pode ser feito mais e melhor, com o mesmo efectivo e com um ligeiro acréscimo de despesas em transportes para deslocações aos pontos de reportagem.
A RTP-A não perde em nada se apostar numa nova mentalidade existente e que se reflete nestes novos profissionais da informação acabadinhos de serem formados. Deixem-se de Estatutos e pensem em inovar, melhor e dar mais aos vossos telespectadores. Existem no desemprego milhares de jornalistas e profissionais de comunicação capazes de fazer melhor que alguns apresentadores gastos, amorfos e ineptos de fazerem face às exigências actuais do cargo.
Não quero candidatar-me a qualquer cargo através destes comentários, pois ainda não me considero digno de tal, mas existem alguns outros capazes de os assumirem!

Comentários:
Antes de mais deixa-me agradecer-te o envio do email que dá conta do "desabafo" do Sr. José Silva e sobre ele permite-me que diga aqui no desporto da teceira que os blogs que ele se refere e que parecem o transtornar, tem serviço para preencher as notas de rodapé em muitos dos serviços noticiosos regionais caso contrário era Santa Clara, Pauleta e pouco mais.
 
ja agora poderia dizer kual foi a revistazeca da região para tambem podermos ler esse artigo...
dava jeito...
mas se me permite a minha misera opinião acho que esta a dar demasiada importancia a alguem (um jornalista qualquer e a rtp.a(usente) como diz o amigo zé da bola) a alguem que num merece essa importancia... sem os blogs eles não tem noticias, mas os blogs sobrevivem bem sem eles....
saudações desportivas
 
A revista, penso eu, tem o nome de "TV Açores"... ou algo assim do género!
Mas quanto ao seu comentário, tenho que discordar. Apesar de determinadas pessoas não o considerarem, existe uma complementaridade entre estes dois serviços... Nós também lhes fornecemos algumas notícias, mas outras advêm da facilidade de adquirir informação na RTP-A. O problema, e é isto que tento lutar contra, é a não publicação/emissão de todas as informações, ou grande parte, no canal televisivo regional! Só isto que eu quero.

Saudações Desportivas
 
Ora bem, é que a imagem que a RTP Açores deixa transparecer a quando da realização dos programas de desporto é que nas outras ilhas o desporto é quase inexistente.


Não sei se já viram mas o programa desportivo de domingo na RTP Madeira para além de informar bastante sobre as várias modalidades ainda tem presente um painel de pessoas ligadas a cada modalidade e que comentam a jornada desportiva madeiense ao contrário da nossa que apenas nos apresenta o Sr Simas e um outro para falar única e exclusivamente de futebol.
 
O artigo está publicado na integra no http://ajfontebastardo.blogspot.com/ e na revista TV Açores mês de Abril.

O Srº José Silva devia ter escolhido outro tema, foi muito infeliz, concordo em pleno com o que escreveu o Zé da bola é só Stª Clara e Pauleta.

Zé do Volei
 
Boas! Já há muito tempo que visito este blog e o da AJFB e pretendi postar inúmeras vezes, mas por falta de tempo, oportunidade, esquecimento, ou quaisquer outras razões acabei por nunca o fazer. Aproveito agora estas fériazitas... Espero ser bem-vindo :)

Antes de mais queria fazer um reparo ao moderador: já por aqui vi criticar o falar de assuntos extra terceirenses (eu até sou terceirense)... Ora, embora não seja esse o objectivo do blog não vejo nada de mal em falar-se do desporto regional extra Terceira e até considero uma mais valia essa extrapolação e participação dos naturais de outras ilhas, quanto mais não fosse porque às vezes permite situar e comparar as diferentes realidades do desporto açoriano. Além de que gosto de saber novidades das outras ilhas. Desde que isso não se torne um ponto central do blog, é positivo relatar e comentar todo o desporto regional, embora com ênfase e profundidade na Terceira. Mas longe de mim querer mandar no trilho que este blog percorre.

Agora o Assunto "José Silva" (daqui em diante JS):

Fiquei estupefacto com o artigo deste senhor... Revela total desenquadramento com a realidade actual e desempenha na perfeição o papel de velho do Restelo da comunicação social... Talvez estivesse na altura deste senhor pensar em mudar de área profissional, pois quem se recusa a evoluir e adaptar-se às tendências tecnológicas do momento nesta área, não tem nada para oferecer aos telespectadores além do banal e/ou medíocre...

JS: "...abriram as portas aos "bloguistas" (estranha designação) que se entretêm a escrever o que lhes vai na alma".
Eu diria que estranha designação é a de chamar jornalista a certos e determinados indivíduos que se entretêm a passear e a brincar ao jornalismo, sem demonstrarem a necessária neutralidade em relação aos objectos relatados ou conteúdo na pesquisa/análise, além de agarrados ao status que a profissão lhes confere e por isso achando-se no direito de dizer o que quer que seja com a arrogância dos "iluminados"...
É óbvio que os bloguistas escrevem o que lhes vai na alma, mas isso é natural pois não lhes assiste a pretensão de se considerarem jornalistas e portanto não estão presos à obrigação de isenção ou recolha cuidada de fontes.

JS:"Enquanto houver esta liberdade e forem permitidos todos os desmandos que temos lido...".
Curiosa escolha de palavras... "desmandos"... i.e. desmandar: tirar o mando a; transgredir as ordens; desautorizar; desobedecer; ir contra os mandantes... Portanto o que JS diz é que não aceita que alguém se insurja contra a ordem estabelecida, contra os "mandantes" da RTP-Açores, contra o status quo dos que decidem quais os jogos a transmitir, que transgridam a obrigatoriedade de todos acharem o trabalho da RTP-A ao serviço do desporto açoriano (Açores não é só S.Miguel) meritório, que desautorizem e desobedeçam ao rejubilo pela excelência alcançada pela estação... Pois bem caro JS, o tempo da proibição dos actos subjacentes às palavras desautorizar, desobedecer, tirar o mando a, transgredir as ordens, ir contra o mandante, acabou com o 25 de Abril!! Temos o direito a protestar, ainda mais sendo um serviço pago pelos contribuintes e portanto deve responder pela sua (má) actuação à população! Cada vez mais vejo semelhanças entre RTP-A e a TAP na Terceira... tanto na qualidade dos serviços como na arrogância demonstrada e manutenção despreocupada do status quo... Orelhas moucas que o zé povinho acaba por se calar...

JS: "Vem isto a propósito de alguns blogs dedicados ao desporto que permitem aos leitores opinarem sob a capa do anonimato, quando não são os próprios moderadores a esconderem-se em apelidos ou em pseudónimos".
Nunca "posto" nada como anónimo, não conheço nem sei quem é o moderador deste ou de outros blogs açorianos, mas defendo o seu anonimato totalmente. Por vezes o anonimato é a única forma possível de fazer denúncias sem sofrer repressões, perseguições ou outras consequências mais graves nas suas carreiras, empregos ou até política. O que interessa é que certas situações sejam reveladas, denunciadas, debatidas e combatidas, quer sejam casos de incompetência, negligência, corrupção ou simples inércia! Mas é óbvio que isto incomoda os acusados, não só por terem sido expostos ao olho crítico mas muitas vezes mais por não se poderem vingar de quem denunciou as suas asneiradas, incompetências, abusos, situações de privilégio, corrupção, negligência, etc. É por isso legítimo usar o anonimato nos blogs. Ilegítimo é muitos jornalistas assinarem artigos/reportagens sem muitas vezes sequer terem posto os pés no pavilhão, ou apenas 5m como é frequente, depois inventando ou beneficiando do trabalhinho de almas caridosas...


JS: "Inviabilizam o direito de resposta. Enfim, um sem número de atropelos à ética".
Esta é para rir... Os canais ditos públicos só publicam os direitos de resposta que bem entendem, lhes convém, ou ameaçados por um qualquer processo judicial! Ou quanto mais não fosse por uma questão de espaço disponível. Acto esse que, portanto, se torna extremamente difícil de concretizar. Nos blogs ao menos qualquer um pode publicar a sua opinião/resposta, manifestando o seu desacordo, para isso bastando postar (a menos que o moderador não autorize, mas isso normalmente não acontece, e usualmente apenas por insultos/ofensas gratuitas ou linguagem imprópria).
Então onde está a vantagem ética dos meios de comunicação ditos tradicionais? E isto para não referir o incomparável maior impacto e visibilidade das declarações proferidas nos meios de comunicação tradicionais...

JS: "e, lá vamos...à espera que haja uma legislação limitadora destes excessos...".
Aqui está uma boa maneira de calar as vozes inconvenientes... Parece que aqui temos um adepto de João Jardim e da forma como a comunicação social é tratada (e amordaçada) na Madeira... Quererá ele adoptar a mesma táctica para os blogs..?

JS: "...já muitos descobriram que este modelo de informação é um óptimo meio de chalrear".
Ora aí está uma boa descrição do que JS fez no seu artigo...

Mais digo que os blogs são originariamente espaços de opiniões PESSOAIS, que podem estar certas ou erradas, e até serem estapafúrdias, mas são sempre válidas! Obviamente que excluo os acima citados insultos/ofensas gratuitas e linguagem imprópria, mas que cujos bloqueios usualmente estão devidamente salvaguardados pelos moderadores. Uma opinião vale o que vale, inválido é querer amordaçar essas opiniões!!

Dário Ávila
 
Clap Clap Clap Clap

Intervenção de Luxo Sr Dário Ávila.


Saudaçõs Desportivas da Ilha de Santa Maria.
 
Os blogs, tal como tudo na vida, têm um lado positivo e outro negativo.
Cabe-nos a todos combater a má utilização deste meio de comunicação por parte de quem quer denegrir ou maltratar alguém.
Cabe-nos, especialmente àqueles que como eu gostam e utilizam este veículo para transmitir e trocar informações, assim como para recolher dados que me ajudam na minha profissão e alcançar notícias que de outra forma dificilmente obteria.
Também sou da opinião que o anonimato ou os pseudónimos podem ser uma forma de determinadas pessoas poderem contribuir para a discussão ou troca de ideias com informações que de outra forma muito dificilmente o poderiam fazer, pois embora a censura não seja permitida e a liberdade seja uma bandeira, todos sabemos que na prática isto não funciona bem assim.
Considero que uma ferramenta, embora eu pessoalmente não a utilize, que pode ajudar a controlar os excessos é sem dúvida nenhuma a moderação de comentários, desde que esta não seja utilizada para que não apareçam os comentários que nos são menos abonatórios ou que não nos interessam.
Contudo sinceramente preferia que tivessemos um povo com um nível cultural que permitisse a diferença de opiniões sem a ofensa pessoal e sem a utilização brejeira de palavrões, pois a liberdade de uns acaba onde começa a liberdade dos outros, bem como o direito de resposta, que nos blogs NUNCA deveria ser negado.
A liberdade de opinião e expressão é uma bandeira de todos os cidadãos livres, mesmo que a sua opinião seja diferente da nossa ou da da maioria das pessoas.
 
Caro SPN,
Certamente que já se confrontou com situações/comentários que não mereciam ser aceites e ainda outros que não mereceriam qualquer tipo de resposta devido à baixeza ou rudez com que são feitos.
É igualmente verdade que todos temos o direito de ter e dar uma opinião pessoal.
E o seu "blog" deve ser caso único pois eu tentei libertinar os comentários, mas devido ao conflito sobre a AJFB, foi obrigado a modera-los... Há pessoas incapazes de usar esses meios sem abusos.
 
Como eu disse a moderação é uma ferramenta que considero válida para evitar os tais abusos.
Só não deve é ser utilizada para silenciar vozes dissonantes (não tou a dizer que é o caso).
Quanto aos meus blogs não tenha a mínima dúvida que caso existe um comentário com palavrões sem enquadramento será imediatamente apagado, pois a critica pode e deve ser feita com sentido e de modo a ser lida por todos.
Infelizmente o caminho mais fácil é o dos palavrões e do achincalhamento, mas alterar isto só com mudanças de mentalidades o que leva gerações, mas não deve de modo algum ser evitado.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]