View Today's Cartoon
Free Daily Cartoon by Bravenet.com

28 de fevereiro de 2007

 

Carrascos!

Enquanto o Ginásio joga e derrota os grandes nomes do desporto nacional como o FCPorto e SLBenfica, o carrasco do Lusitânia APM chama-se Belenenses. Não há maneira de derrotar os azuis do restelo no seu reduto! Aguardamos com expectativa o regresso da nossa equipa já no próximo sábado às 15h30 na Catedral do Basquetebol.
Só para acrescentar, Mike Williams foi o MVP do jogo com 24.5 de eficácia!

 

Campeão Nacional!

Já existe um novo campeão nacional terceirense!
Chama-se Manuel Almeida e é atleta do CDE da Escola Básica Integrada dos Biscoitos e é campeão nacional em Kickboxing!
Espero muito o trabalho desenvolvido por este e seus técnicos seja devidamente valorizado pela comunicação social, que nada disse até ao momento!
Parabéns!
P.S.- E acabado de consultar a página da Associação de Kickboxing\Full Contact dos Açores, aproveito para acrescentar que este revalida o seu título de "Jovem do Futuro".

25 de fevereiro de 2007

 

Histórias do Voleibol!

Este foi um fim-de-semana de multiplas sensações para quem gere a secção de voleibol da ADREP! Se nas seniores femininas, as vitórias em casa frente ao Ribeiragrandense e as duas vitórias do Volei Club de S. Miguel frente aos Arrifes isolaram a equipa praiense no comando da Divisão A2 feminina, Zona Açores faltando ainda 4 jornadas.
Quanto aos masculinos, as duas derrotas frente ao directo rival do Pico igualmente na Praia da Vitória bloqueou as hipóteses que ainda haveriam para a ADREP sonhar com o título. Assim, fica o caminho livre para o Clube Ana e com o Ribeirense a perseguir.
Recebi recentemente resultados e classificações das diversas competições de âmbito local, organizadas pela Associação de Voleibol da Ilha Terceira e calmamente fui folheando as diversas páginas do comunicado e algo me chamou à atenção!
Parciais de 25-0...
Estes existem no Campeonato de Ilha(CI) de iniciados masculinos, onde a ADREP nunca conseguiu pontuar uma única vez(nem mesmo um erro ofensivo?)! No CI de Iniciados femininos, onde a ADREP IF obteve os mesmos resultados, tal como o clube INSL(penso que seja, pois vi no final, a Irmandade de Nossa Senhora do Livramento). Há uma referência no fim do comunicado sobre as infracções cometidas por estas equipas e todas elas se referem a violações à regra das substituições! Algo está mal quando este tipo de infracção é cometida por mais do que uma vez. Ou o treinador não percebe nada do que faz ou há algo mais por trás de tudo isso.
Aproveito ainda para felicitar os campeões de ilha, no escalão de iniciados masculinos, a AJFB, nos iniciados femininos, a ADREP, nos juvenis masculinos, o AVC e nos juniores masculinos, a ADREP.
Outra notícia sobre o voleibol terceirense. A AJFB ficou arredada da Taça de Portugal uma vez que perdeu no reduto do SLBenfica o«por 3-0, com os seguintes parciais, 25/21, 25/23 e 25/17. Apreciando os parciais, denota-se alguma luta dando a impressão que a nossa equipa vendeu cara a derrota. Agora, é deixar vir aquela equipazita de SCEspinho, que se julgam reis e senhores do voleibol!
Para finalizar, a atleta Cristina Almeida da AJFB e Vanessa Teixeira do AVC participaram no estágio que decorreu este fim-de-semana.

 

Pontualidade!

A internet é uma maravilha...
Consegues transmitir informação a qualquer momento e disponibilizar esta mesma informação, na mesma altura e do outro lado do globo!
Aqui vou recebendo os comunicados do sítio do Lusitânia APM, mas, a velocidade com que a internet emite essas mesmas informações difere consoante o resultado obtido.
Como o resultado obtido foi positivo frente ao Ginásio, já recebi o e-mail com a actualização com essas mesmas informações! É pena que o mesmo não tenha acontecido após os jogos frente ao FCPorto e Ovarense.
O que importa é o resultado final, que é extremamente favorável ao LAPM e acumulando a este resultado as derrotas do FCP e do SLBenfica, o LAPM fica ainda mais próximo do 2.º classificado e mais longe do 4.º!
Terça-feira, o LAPM, defronta o Belenenses no seu reduto para depois no próximo sábado receber o obreiro do desaire de hoje do FCP, o Queluz.

23 de fevereiro de 2007

 

Dinheiro para dar e oferecer!

Pode ser um pouco essa a impressão com que se fica após leitura do "post" "ANDEBOL - CD Marienses mais disciplinado na PO01" do blog de Santa Maria e tiro a seguinte conclusão: ou o valor de cada multa é avultado, ou estes clubes que participaram na Zona Açores são uns indisciplinados. "8 925 € + 100€" são cerca de 1800 contos, na moeda antiga! É muito dinheiro deitado fora, ou entregue à Federação.
Alguém sabe pormenorizar mais este assunto?

21 de fevereiro de 2007

 

Erro!

Certamente que os gestores da modalidade de basquetebol ficariam muito contentes com o valor sugerido pelo Jornal "A União" como atribuido no contrato-programa entre estes e a Direcção Regional de Desporto! De acordo com o texto: "o Governo Regional vai apoiar este ano as associações de basquetebol dos Açores em 284.868 mil euros." Se a ultima casa é a unidade de milhar, a quarta casa é a unidade de milhão(ou qualquer coisa assim do género). Assim, traduzindo estes números por extenso, ler-se-ia: duzentos e oitenta e quatro milhões, oitocentos e sessenta e oito mil euros. Era bom, não era! E comprova-se o erro deste matutino quando desdobra esse valor pelas várias actividades.
Há que ter cuidado com o que se escreve!

 

Prova dos nove!

Agora que se alonga a temporada "basquetebolística", veremos a capacidade do técnico Molinero na gestão do plantel. Ainda a procissão vai a meio e alguns atletas começam a demonstrar algum cansaço. E não é para menos! Enquanto alguns se queixam que não conseguem manter as equipas a jogar duas vezes por semana, na LCB é óbrigatório jogar as duas vezes por semana para fazer face ao longo campeonato da Liga. Para uma equipa de topo e que participará no maior número de jogos, chegando à final de todas as provas nacionais, esta concluirá a época com um mínimo de 45 jogos.
Devido à má gestão, equipas como SLBenfica, FCPorto e Ginásio têm jogado praticamente com o cinco base e muito pouco mais dos restantes elementos do banco. Pelo que vi nos jogos realizados na ilha Terceira, a Ovarense é sem dúvida a equipa mais consistente do campeonato tendo um excelente cinco base, três ou quatro atletas fulcrais no banco e outros que não complicam quando é necessário apenas gerir, como aconteceu no 4.º período frente ao LAPM. Nota para o facto de praticamente todo o último período ter sido jogado por jogadores portugueses.
Quanto aos atletas do LAPM, destaque para Jaime Silva que mesmo saindo do banco, foi o atleta que mais encestou, 14 pts, e caso estivesse mais afinado nos lançamentos de 3 pts, apenas 2 de 7, seria provavelmente um sério candidato a MVP do jogo. Jim Clements necessita de repouso e calma para voltar às grandes exibições com que já nos graciou! Caso seja por motivos de gestão de plantel, concordo com a poupança que o técnico tem feito a Graham Brown em deterimento a Marcos Souza. Em menos 10 minutos de utilização, o norte-americano foi-nos mais produtivo que o brasileiro.
Sábado, a nossa equipa regressa ao continente para defrontar na Figueira da Foz, o Ginásio que defronta hoje o CABMadeira na pérola do Atlântico.
A equipa do LAPM é muito jovem e com aínda grande margem de progressão na modalidade. Reconhecendo que seja muito difícil, devido às excelentes prestações de alguns, a direcção deve ponderar em manter o núcleo desta equipa contratando apenas um ou outro jogador. As grandes necessidades denotam-se na posição de "poste" e alguém que contribua com o jogo exterior e lançamentos de três pontos. Apesar de não existir insubstituíveis, João Figueiredo e Nuno Sousa são excelentes opções para "base". Willie Taylor, Mike William e Graham Bown são exímios executantes para o jogo interior e Jaime Silva preponderante para o exterior. Jim Clements já deu provas das suas capacidades e acredito que voltarão as boas exibições.

 

"Onde é que andam os jornalistas açorianos?"

Aceitei o comentário, mas penso e considerei as palavras do mais internacional dos açoreanos(Não, não é o Pauleta!) muito importantes e mereciam outro destaque! Mantenho-o nos comentários do "post" "Coisas de outro mundo!"... As palavras abaixo transcritas não pertencem a um zé-ninguém, nem a nenhum anónimo. Pertencem a uma pessoa que se formou nos Açores, cresceu para o desporto nos Açores e atingiu tal nível que conquistou os grandes palcos nacionais e europeus!

"Boas a todos,
Antes de mais quero deixar os meus parabéns ao administrador do blog o Mic Mic por aqui deixar informação desportiva que de outra forma seria muito difícil de aceder para quem não reside na ilha Terceira.
Quanto ao tema do post que fala sobre a cobertura que a RTP-A dá ao desporto regional e como é feita essa cobertura, estou de acordo com o que aqui foi escrito pelo Mic Mic, não pelo facto que ser praticante de outra modalidade mas sim por gostar do desporto em geral que sinto que a cobertura dos eventos desportivos nos açores não é feita de uma forma eficaz e de modo a se dar a conhecer aos açorianos os resultados que são alcançados por todos aqueles que praticam desporto de competição nos açores.
Permitam-me contar aqui uma história que vem aqui demonstrar que este é um fenómeno que ocorre há já muito tempo:
Quando foi instituída a Gala do desporto nos Açores eu fui convidado a estar presente para receber um galardão pelos resultados desportivos que alcancei no ano anterior pelo meu clube. Assim como eu também outros atletas o foram, mas qual foi o meu espanto ao ver um numero elevadíssimo de atletas de todos os Açores a receberem prémios por participações em campeonatos regionais e nacionais das mais variadas modalidades e estou a falar de participações em que foram alcançados pódios, no entanto o momento mais hilariante da noite foi mesmo quando um Homem do desporto açoriano que se encontrava na plateia faz o seguinte comentário “onde é que andam os jornalistas açorianos que só sendo convidado para esta gala fiquei a saber que temos tantos campeões?”. Devem de estar a imaginar a cara dos jornalistas presentes …
O que já venho a sugerir à muito tempo é que haja dois programas desportivos semanais. Um que seja dedicado ao futebol e o outro que seja dedicado ás restantes modalidades, para alem dos dois programas que se façam coberturas não só dos eventos como entrevistas aos seus participantes e para finalizar que se façam resumos destes eventos credíveis e não como são feitos em que aparecem sequencias de imagens repetidas no mesmo resumo. Também sou defensor que devia de haver uma transmissão televisiva em directo de um evento desportivo por semana não se podendo repetir a mesma modalidade no mesmo mês, a não ser que esta modalidade esteja inserida em competições europeias.
Ao fazer o comentário a cima tinha uma pergunta sempre em mente que aqui deixo. Tendo o desporto açoriano um grande apoio financeiro por parte do governo regional (para não dizer que é o pai do desporto regional) não devia este de querer que esse apoio tivesse visibilidade em todo o arquipélago?
Eu principalmente gostava que todos os atletas e clubes desportivos de competição que estão inseridos em competições regionais e nacionais que tenham a divulgação merecida e que os órgãos noticiosos que são subsidiados pelos contribuintes que deixem de ser populistas e tenham sim cultura desportiva.

Abraço, Carlos Silveira"

20 de fevereiro de 2007

 

Mais um jogo de Estrelas!

Daqui a poucos minutos decorrerá novo embate, o terceiro, entre Ovarense e Lusitânia APM. Nos outros dois encontros, quer em casa, quer fora, o LAPM derrotou o todo-poderoso líder desta Liga de Clubes de Basquetebol, saldando apenas duas em 22 jogos. Se as coisas correrem bem e o LAPM encaixar na perfeição no sistema da equipa visitante, teremos mais um motivo para celebrar nesta 3.ª-feira de Carnaval! Espero por si no Catedral do Basquetebol, em Angra do Heroísmo pelas 20h30.
E depois encontramos-nos nas ruas da cidade património mundial para a celebração.
Já agora, passem pelo sítio da LCB e votem em Graham Brown para o "poste" mais decisivo. Ou talvez não! Ele não é propriamente um "poste", mas sim uma "parede"!

19 de fevereiro de 2007

 

Coisas de outro mundo!

Desconheço o critério utilizado pela RTP-Açores na selecção das reportagens, bem como da ordem a seguir das modalidades desportivas. Mas certamente que terá alguma coisa a ver com:
1.º- Santa Clara;
2.º- Futebol;
3.º- Equipas de futebol de S. Miguel;
4.º- Equipas de futebol das restantes ilhas dos Açores;
5.º- Equipas de futebol dos Escalões de Formação;
6.º- Campeonatos de futsal onde participam equipas de S. Miguel;
7.º- Outras modalidades com transmissão em directo;
8.º- Campeonatos nacionais de outras modalidades onde participam equipas de S. Miguel;
9.º- Outros campeonatos nacionais onde participam outras equipas das outras ilhas dos Açores.
Foi este o desenrolar do Teledesporto deste domingo. Relegaram para o fim do programa todas as actividades desportivas onde foram atingidos pódios nacionais. Começo a ficar cansado de bater sempre na mesma tecla e é necessário que alguém, com relevo na política regional, faça entender ao Governo Regional e às restantes entidades responsáveis pelos serviços prestados à comunidade regional da RTP-Açores.
Sofia Pires conseguiu outro título nacional no campeonato nacional atletismo em pista coberta. O Lusitânia APM venceu fora de casa e o FCPorto baqueou frente ao Ginásio reforçando a classificação lusitanista.
De todas as equipas de basquetebol de que se falou e dos feitos do atletismo açoreano, a única notícia que mereceu vídeo de arquivo foi a do judoca micaelense ir participar nos trabalhos da selecção nacional.
E já agora, como é possível o hóquei em patins, que tem uma das representações mais pequenas quanto ao número total de praticantes em toda a Região Autónoma dos Açores, passar à frente de modalidades como voleibol e basquetebol, provavelmente a 2.ª e 3.ª modalidades mais praticadas no arquipélago? Talvez por o Santa Clara não ter qualquer participação nestas outras modalidades? (provavelmente)...
Um dos critérios que considero mais justos, seria mesmo este! Sequenciar as modalidades consoante a sua representatividade nos Açores. Alguém sugere outro critério?
Já houve quem tenha proposto fazer o oposto. De certa forma concordo. Seria muito mais curta a espera para os adeptos de futebol em comparação à espera que os restantes adeptos de outras modalidades têm neste momento.

18 de fevereiro de 2007

 

Mesmo à Portuguesa!

É a melhor forma de descrever a época da Associação de Jovens da Fonte Bastardo! Sofrer até ao fim, foi o lema deste ano. Agora, e já a contar para os Play-Offs, a AJFB defrontará o SCEspinho, o que não será tarefa fácil(e provavelmente não terão lá os árbitros açoreanos para ameaçarem).
Parabéns pelo 8.º lugar. Estas felicitações só surgem porque temeu-se bem pior e os investimentos que esta direcção e que toda uma comunidade apoiou de alma e coração mereciam bem melhor. É claro que tudo o que aconteceu esta época, a grave crise no seio da equipa técnica e que se resolveu com a saída de Pedro André, ajudou no resultado desta época e a AJFB conseguiu afastar o fantasma que assolou as outras equipas açoreanas que também estiveram presentes na A1. Há ainda a participação na Taça, mas esperamos que os erros cometidos sejam corrigidos no futuro e que façam melhores escolhas nos atletas contratados.

17 de fevereiro de 2007

 

Todas as Ilhas, Todos os Desportos!

É assim que a RTP-A tem publicitado o seu serviço à comunidade regional face aos restantes interesses desportivos que têm chocado com esta entidade devido à falta de tempo de antena. Pois bem, hoje esperei intencionalmente pelo matutino desportivo "Troféu" para ficar a par de toda a realidade.
Só que... por acaso alguém sabe a que horas joga a Fonte Bastardo hoje e amanhã? Está muita coisa em jogo e estes últimos 2 jogos são decisivos para as aspirações dos bastardos! E as restantes equipas nos campeonatos nacionais de voleibol? E o Lusitânia APM? Alguma notícia? Até mesmo o SCHorta? Hoje foi mais um programa corrido com apenas futebol, Grupo Desportivo Comercial e Candelária... e mais nada?

15 de fevereiro de 2007

 

Só se "fuma" por ocasiões internacionais!

Li hoje de manhã a notícia no Diário Insular sobre o comunicado do parlamento açoreano sobre a publicidade de "tabaco" em eventos desportivos e só me faltou rolar no chão a rir.
Isto é simplesmente ceder às exigências de determinados "lobbies" enraizados na região e que em nada beneficia o cidadão comum. Mas este "post" é só uma achega ao assunto, pois pretendo analisar este documento e "esgaçalo a miúdos".

14 de fevereiro de 2007

 

Basket Espectáculo! Quase estragado pela falta de pontaria e pelo árbitro!

Simplesmente genial, o jogo de ontem entre o Lusitânia APM(LAPM) e o glorioso SLBenfica(SLB).
O jogo não começou bem para os pupilos de Molinero que deixaram o SLB fugir e manter uma distância de 6 pontos durante grande parte do primeiro tempo. Por algum tempo se receou o pior e o jogo frente ao FCPorto está ainda bem vivo na memória. Mas logo João Figueiredo e companhia regressaram às "performances" a que nos habituaram nesta época da Liga. E a reviravolta começou com um roubo de bola de Willie Taylor devidamente finalizado com um afundanço que fez o público vibrar pela primeira vez. Foram dois roubos de bola do LAPM quase seguidos terminados no mesmo estilo, a fazer lembrar, por momentos, a espectacularidade da NBA.
O LAPM consegui terminar o primeiro tempo a liderar por três e entrou decidido no segundo, não permitindo grandes margens para manobras para Miguel Minhalva e restantes estrelas. Com um diferencial de 21-5 a favor do LAPM, chegou o intervalo com a equipa da casa com uma vantagem de de 19 pontos.
Mas o intervalo fez bem ao SLB e a sensação que o público tinha era a de que o jogo anda não estava decidido e por pouco não houve a reviravolta total quase no final do jogo. Miguel Minhalva tentava e acertava de todo o lado. Se não era ele a finalizar, era ele a assitir. Não admirada nada o facto de ter sido ele o MVP(Most Valuable Player-Melhor Jogador) do jogo.
A maior curiosidade prende-se com o facto de Corey Benjamin praticamente não ser utilizado. Quando um atleta ganha o título de estrela, por vezes, isso sobe-lhe à cabeça e afecta as suas capacidades mentais abstraindo-o psicologicamente das partidas.
A determinada altura, o SLB, mesmo sem a ajuda da estrela da NBA, investia no resultado e a poucos minutos do fim, e após ter estado a uma diferença de 20 pontos, estava a apenas 1 ponto do LAPM. Provavelmente a ansiedade terá tido alguma culpa pela falta de serenidade no tempo final, bem como o rápido aproximar no marcador do SLB. Recordo-me de dois lances em que João Figueiredo, sozinho perto do cesto, prefere passar a bola e os seus colegas não conseguiram pontuar.
E por fim, a tripla de arbitragem, como nos tem habituado, não quis finalizar o jogo sem meter a mão no espectáculo, formando um "tsunami" de protestos da bancada. O constante provocar de Sparks valeu a 5.ª falta a João Figueiredo e só depois este foi sancionado com uma falta técnica. É de referir que qualquer atleta neste nível, e por muito humano que seja, não pode responder a provocações.
Caso o LAPM viesse a perder o jogo, não se poderia culpabilizar a arbitragem pois foram os atletas que falharam as oportunidades na recta final! Mas lá que ajudaram, isso ajudaram...
Outra nota também, é o facto de, nem o Diário Insular, nem o Jornal "A União", publicarem qualquer notícia, por mais pequena que seja sobre o resultado final. É o que dá querer distribuir o jornal às 22horas do dia anterior. Para um jornal que se quer actual e tendo em consideração todas as limitações da imprensa escrita, é mandatório guardar ao máximo a edição de um jornal, exactamente por causa dessas situações. Agora, a notícia será publicada amanhã quando todos já sabem o resultado através dos jornais desportivos nacionais, quem nem estiveram presentes ao jogo.

13 de fevereiro de 2007

 

E fica por aqui!

Este foi o resultado de tudo o que já fora referido aqui anteriormente.
Enquanto houve hipótese de subir ao 5.º lugar, o SCPraiense(SCP) lutou e jogou a seu belo prazer não dando grande espaço para veleidades ao Santiago.
Com o terminar do jogo na Graciosa e dando a vitória ao rival Fayal Sport através de uma penalidade que muitos concordam não ter existido, o SCP baixou braços permitindo à equipa de S. Miguel empatar.
Decisões como esta destoam a realidade desportiva em qualquer que seja a modalidade, mas os principais culpados deste desfecho foi sem dúvida quem tinha algo a perder e que não se mexeu para defender os seus interesses. E estou a falar da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo(AFAH) que ao ter conhecimento do direito de audiência dado pela Federação Portuguesa de Futebol(FPF) deve ter comunicado ao SCP. Se este clube teve conhecimento atempadamente desta situação e não se pronunciou, então foi revelada uma ingenuidade incompreensível para quem já anda na alta roda do desporto regional à muito tempo. Caso tenha sido a própria AFAH a não dar seguimento à informação devido às recentes guerras entre estas duas instituições, então o SCP está muito mal servido e terá todo o direito em protestar às entidades competentes. Mas como o SCP não se pronuncia sobre o assunto, acredito que a primeira situação é a mais próxima da realidade.

12 de fevereiro de 2007

 

Vamos provocar a enchente do ano?

Realiza-se já amanhã o "rematch" do embate que ditou ao Lusitânia APM a Taça da Liga da época que decorre.
Regressa o SLBenfica, provavelmente desejoso para a desforra, para um jogo a contar para a 3.ª volta desta Ligade Clubes de Basquetebol.
O prélio decorre no sítio do costume pelas 21horas e convido-os a todos a estarem presentes e presenciar um espectáculo digno de ser televisionado. Não por esta entidade que se diz dos Açores, mas por aqueles que se interessam pela magia do desporto. Como eu não vou ficar em casa, isso também não me importa, mas é um jogo que trará emoção ao Pavilhão Municipal (e não só, espero eu!), algo que faltou no recente jogo frente ao FCPorto!

 

Um passo de Gigante!

Sem dúvida, a melhor expressão para definir o que se passou este fim-de-semana com a equipa feminina da ADREP, que participa na Divisão A2 - Zona Açores, e que ainda mantém acesa a luta pelo título desta primeira fase!
Desconhecendo os reais resultados dos parciais, os resultados finais de 0-3 e 1-3 dão a entender que a ADREP não sofreu muito com esta deslocação à maior freguesia dos Açores. O CDE Arrifes, que num passado muito recente tinha duas equipas na A1 e A2, nãose mostrou capaz de fazer frente à reforçada equipa da ADREP. Estes resultados provocaram a saída desta equipa micaelense da luta para o primeiro lugar. Agora faz falta o ponto perdido naquela derrota em casa com o Volei Club.
Veremos como termina este percurso glorioso das meninas da Praia! Parabéns!

9 de fevereiro de 2007

 

Péssima decisão!

Decorre este sábado a última jornada da 1.ª Fase da 3.ª Divisão/Série Açores e já está devidamente marcada por decisões conflituosas e que põem em causa a verdade desportiva.
Num momento decisivo para duas equipas e em que fará com que uma das duas passe a lutar para não descer e a outra lutar para conquistar o ceptro de Campeão Regional da Série Açores de Futebol. Apesar de na prática reconhecermos que ambas as equipas não terão, por ventura, grandes probabilidades de vencer, nem de descer, uma vez que se encontram a uma distância pontual considerável dos dois extremos da tabela classificativa, o que dever-se-ia preservar, seria a integridade desportiva desta última jornada. O facto de o jogo Marítimo da Graciosa - Fayal Sport se realizar com uma hora de antecedência das restantes partidas, e em especial da partida que em que se defrontam SCPraiense e Santiago, poderá provocar, neste último prélio em destaque, um sentimento de infinito temporal da segunda etapa regulamentar no campo municipal praiense caso termine o jogo na Graciosa com o resultado favorável aos forasteiros da Horta!
Esta situação terá a importância que lhe dão e penso que em escassos 90 minutos estará em jogo o trabalho de toda uma época de duas equipas. Se na Terceira poderá haver uma sensação "que se lixe isto tudo", na Graciosa, e aliado à necessidade de cumprir horários para chegar domingo a casa, o Fayal Sport, certamente que deixará de ter mais unhas para roer após o términus da partida decisiva que se avizinha no concelho de Vitorino Nemésio.
Devido à exigência da FPF, de todos os jogos das últimas três jornadas se efectuarem à mesma hora, esta entidade deveria ter mantido essa mesma obrigatoriedade, nem que para isso fosse necessário alterar as horas de todos os jogos.
A luta pelo título mantém-se acesa e o SCAngrense ainda não baixou os braços. Mas esta é uma luta que ainda terá mais episódios. Quanto à luta pelo lugar vago na luta pelo título, esta termina já...
Que este seja um ponto de reflexão para outras situações idênticas para que não se decida da mesma forma.

 

Destaque!

Apesar de ter sido negro nas modalidades colectivas, houve algumas meninas que se destacaram individualmente nas suas modalidades em competições de âmbito nacional.
Quanto ao Golf, Ana Melo atingiu o 1.º lugar dos rankings BPI e Tranquilidade após as excelentes prestações nos vários torneios realizados no Algarve.
Prestando provas no norte, mais concretamente, em Espinho, Joana Flores e Sofia Pires conseguiram terminar o Campeonato Nacional de Pista Coberta em vários pódios das diversas modalidades em que participaram. Joana Flores arrecadou um 1.º posto em triplo salto(11.30m) e um 3.º em salto em altura(1.68m). Nas lista de modalidades em que Sofia Pires conquistou o 2.ºlugar, provavelmente mais valia dizer as que não conseguiu, estão: 60 metros barreiras, 9.20s; salto em altura, 1,71m(ou seja, 3 centímetros acima de Joana Flores); salto em comprimento, 5.51m.
Prova-se aqui o bom trabalho realizado pelos técnicos terceirenses sem menosprezar, é claro, as atletas que dão o "litro" para conquistar e lutar por tais objectivos.
Parabéns às três meninas que venha mais e melhor!

6 de fevereiro de 2007

 

Negro!

Este foi um fim-de-semana negro para a grande maioria das equipas terceirenses que militam em campeonatos nacionais das mais variadas modalidades.
A Associação de Jovens da Fonte Bastardo(AJFB) perdeu ante o SLBenfica(SLB) por 1-3 e mantem-se em 9.º lugar. Por nada que o CSM iam anulando as hipóteses à AJFB, pois só perdeu frente ao Vitória de Guimarães na negra. A vossa missão resume-se a três vitórias em três jogos que faltam e esperar que o CSM fique por derrotas nos dois jogos que lhe faltam. Quanto às restantes equipas terceirenses que disputam campeonatos nacionais em voleibol, apenas a ADREP jogou, desta vez frente ao CDE Flores, que a dupla jornada terminou com saldo positivo para a comitiva da Praia da Vitória! Estes estão momentaneamente em 2.º lugar.
Alguém sabe se os jogos entre o IVA e o Clube ANA se realizaram?
O Lusitânia APM foi o que se viu e nunca conseguiu acertar dentro de campo! Esperemos que não se repita já no próximo dia 13 em que recebe o derrotado na final da Taça, o SLB. Provavelmente virão igualmente desejosos da desforra. O CJBoa Viagem por pouco não sofria novo desaire na Catedral do Basquetebol tendo garantido a vitória apenas nos minutos finais. O Angra Basket baqueou frente aos Galitos de Aveiro e o Terceira Basket conseguiu em 2 jogos, 1 vitória em casa do AC Moscavide.
No que diz respeito à equipa de Séniores do GDBiscoitos, 2 jogos 2 derrotas em casa frente ao CDEE Arrifes. A equipa terceirense soma 10 jogos e 10 derrotas para o Campeonato Nacional de 1.ª Divisão.
O SCAngrense recebeu e perdeu com o Marítimo da Graciosa e confirma o mau momento da equipa. Será que o modelo de gestão da equipa já deu o que tinha a dar? Repete-se assim os feitos da época transacta. Durante algumas jornadas, o líder da Série Açores volta à recta final do campeonato sem a devida preparação para resistir até ao final!
Portanto, exceptuando-se a ADREP e o CJBV que venceram e o SCLusitânia que conseguiu um empate a zero golos frente ao Tourizense, este foi um fim-de-semana a esquecer para as aspirações das equipas terceirenses.

5 de fevereiro de 2007

 

A vingança serve-se "bem" fria!

Provavelmente não terá sido apenas o desejo de vingança, o motivo de tão pesada derrota do Lusitânia APM frente aos azuis do norte. Como se sabe, o FCPorto foi uma das equipas que sofreram derrota ante os insulares na recente Taça da Liga! E apreciando o resultado, nota-se que o problema não foi o excesso de concretização dos visitantes, mas sim a falta dela dos visitados. O resultado faz lembrar uma boa performance, mas em escalões bem inferiores!
Terá sido uma ameaça dos atletas? Será que a intenção deles neste jogo foi dizer:"Desculpe lá, mas gostaríamos de receber o nosso ordenado?" Ou terá sido manifesto azar?

3 de fevereiro de 2007

 

Fevereiro! O mês das decisões na A1!

Este é o momento!
A Associação de Jovens da Fonte Bastardo(AJFB) tem à sua frente uma recta final da 1.ª Fase do Campeonato Nacional da Divisão A1 decisiva e que poderá colocar, ou não, a equipa terceirense nos Play-Offs do escalão máximo do voleibol português.
À partida e analisando as classificações e calendários dos adversários directos da AJFB e que ainda têm possibilidade de ocupar um dos dois lugares ainda disponíveis para cinco candidatos, o CSMarítimo da Madeira(CSM) é quem tem teoricamente a situação mais bicuda pois defronta nas quatro jornadas finais, três dos primeiros quatro classificados.
É curioso o facto de haver muitos confrontos directos entre os candidatos aos Play-Offs que ainda não confirmaram lugar, sendo a Académica de Espinho(AAE), com um total de três, a equipa com mais jogos de pressão.
Referindo-me apenas aos jogos entre os oponentes directos da AJFB e jogando um pouco o Totobola, marco um X no jogo entre AAE e o EsmorizCG(ECG)! Ah pois, no voleibol não há empates. Tal pena! Mas a preferência tende para o 2, uma vez que afastaria o AAE um pouco mais da luta e assim passaria o ECG e a AJFB.
Mesmo jogando em casa, o CSM não terá grandes hipóteses ante o segundo classificado da A1, o Vitória de Guimarães(VSC) estando então quase garantido um 2.
Quanto ao Vilacondense(GVC), este terá a complicada recepção ao ainda invicto Sporting de Espinho(SCE), logo, outro 2.
Quanto à AJFB, a visita do SLBenfica(SLB) só pode ter um resultado final. A vitória caseira. Apesar de desejar 1, para ganhar o primeiro prémio do Totobola, tenho de jogar a tripla neste jogo. Esqueci-me novamente que não há empates!... O SLB vem de uma sequência de três vitórias a 3-0, AAC, CSM e ADM, e virá com o intuito de lutar pelo ainda possível segundo lugar.
Deveras empolgante esta recta final. A AJFB já não depende só de si para atingir os Play-Offs - a falta que fazem agora os quatro pontos perdidos em Dezembro frente às equipas da Madeira! Após o jogo com o glorioso, os restantes adversários são bem mais acessíveis aos pupilos de Luís Resende. É obrigatório vencer ante os três ultimos classificados para que possam aspirar a um lugar ao sol!
Quais são os seus favoritos e quais acha que irão conseguir marcar presença nos tão ambicionados Play-Offs?
- CSMarítimo da Madeira?
- EsmorizCG?
- AJ Fonte Bastardo?
- AAcadémica de Espinho?
- GCVilacondense?
Pena não haver transmissões em directo, mesmo via-rádio, dos jogos de voleibol, ou pelo menos os resultados. Provavelmente a imagem da bancada do Complexo Desportivo Vitorino Nemésio seria a de um público com os olhos no campo e os ouvidos colados aos rádios para ir ouvindo o decorrer de outro jogo que se disputa em Espinho.
A AJFB tem tudo a seu favor para que no fim, sejam eles a festejar, quer na Terceira, quer no último jogo em Vila do Conde. Estarei no pavilhão a torcer pelos melhores resultados, Vitórias, é claro!

1 de fevereiro de 2007

 

Aguent'aí!!!

Espero que o Sr. Paulo Borges seja capaz de aguentar com as várias batalhas que começam a surgir. Já não basta que venha a público referir-se tão severamente aos jornalistas da RTP-A(mas "bem dizido"), agora tem no seu encalço o técnico do Sporting de Pombal(SP) a acusá-lo de subornar o árbitro da partida em que se opunham ambas as equipas do SP e Sport Club Lusitânia(SCL), a contar para a Segunda Divisão Nacional, Série C.
Não sou dono do conhecimento, no que diz respeito à prestação do árbitro da partida, mas acho que o técnico João Pereira abusou um pouquinho com a dramatização! "Chegar ao balneário e ver meia equipa deitada no chão a chorar"? Mas por acaso os atletas do SP serão alguns meninos de côro para chorar depois de uns palavrões, se é que os houve? Um pai que não goste de um filho e deseja torná-lo num delinquente e sem qualquer respeito nem tento na língua, basta levá-lo a dois ou três jogos de futebol e está o objectivo conseguido! Ouve-se de tudo e mais alguma coisa num campo de futebol, seja vindo das bancadas, seja vindo do próprio campo. Com esta crítica, não quero mostrar-me como um púdico, como se não soubesse todos os palavrões do dicionário de calão e já não os tivesse empregue ocasionalmente, não. O que quero dizer é que há abuso do uso de determinada linguagem e que em nada melhora a qualidade de jogo. Nem os atletas, nem os adeptos se tornam melhores só por dizerem palavrões! E até hoje não se conseguiu provar qualquer relação entre a condição física e o proferir obcenidades, pois caso houvesse, no meio das substâncias dopantes conhecidas pela comunidade desportiva estariam todos os palavrões que conhece, com especial destaque para alguns.
Ao ver a ficha de jogo, vejo uma equipa com apenas 2 amarelos, o SCL, enquanto que a outra, SP, finou o jogo com um total de 7 amarelos, 1 expulsão com vermelho directo e ordem de expulsão ao técnico João Pereira(realmente, seria mais fácil dizer quem não foi advertido).
Mas para não tirar conclusões precipitadas, alguém pode dar-me uma achega sobre a veracidade dessa queixa do SP?
Assim poder-se-á debater melhor através dos comentários!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]