View Today's Cartoon
Free Daily Cartoon by Bravenet.com

31 de janeiro de 2007

 

Ping aqui, Pong ali!

Este interregno involuntário devido a uma deslocação a Portugal continental impossibilitou-me de actualizar o "blog" com a regularidade que pretendia durante este fim-de-semana. Ausente da ilha desde sexta-feira passada, foi-me, de todo, impossível acompanhar os eventos desportivos que decorreram na ilha Terceira.
Especial destaque, sem dúvida, para o regresso a casa dos vencedores da Taça da Liga com um jogo frente ao Belenenses, equipa que detém a pior defesa e melhor ataque da LCB. Aguardando-se uma enchente, o Diário Insular diz que a bancada lateral estava quase cheia. Alguns podem pensar: "nada mau...", eu digo, "só?"... Pelas prestações que o Lusitânia APM nos tem brindado em casa penso que uma bancada lateral quase cheia devia ser a média de assistência dos jogos. Para saudar a equipa depois de um feito tão grandioso, todas as bancadas deviam estar quase cheias. Mas pronto, a velha rivalidade que demarca toda uma cidade dividida em grande parte entre angrenses e lusitanistas faz com que num meio tão pequeno, raramente, se consiga uma enchente digna desse nome.
Mas gostaria de receber opiniões sobre o que realmente se passou no Pavilhão Municipal!
Mas a notícia que marca o meu regresso aqui ao "blog" é o triste desenrolar de situações caricatas no ténis de mesa regional e a "guerra" entre Grupo Desportivo de S. Roque Toledos da ilha do Pico e o GDCS do Juncal. Ambas estas equipas participam no Campeonato Nacional da Segunda Divisão - Zona Sul de Ténis de Mesa. A expressão "ganhar a todo custo" emprega-se na perfeição nesta situação e estou totalmente contra.
O facto de ter sido a equipa terceirense, a prejudicada, em nada interfere com a minha opinião. Esta é uma nova forma de ludibriar a legislação para atingir metas que seriam incansáveis caso a idoniedade prevalecesse.
Ao que consta, na época anterior, o GDCSJ tentou jogar com um "atleta nacional", o que foi negado pela entidade organizadora de então, a Associação de Ténis de Mesa da ilha do Pico(ATMIP). Agora este ano foi a vez do GDSRT tentar jogar com um atleta estrangeiro e tal foi permitido. Condeno o facto de o GDCSJ ter tentado, tal como condeno o facto de a ATMIP usar a seu favor a repreensão aquando da cimeira da modalidade por ter negado a participação do atleta nacional do GDCJS.
Começa aqui a nova luta legislativa sobre o desporto regional. Espero que seja, pois o Director Regional do Desporto(DRD) já se descolou da situação afirmando ser uma questão de regulamentos da competição federada e que a participação deste não foi patrocinada pelo Governo Regional uma vez que pertencia à equipa da casa, não tendo, com isto, qualquer custo para a DRD. O GDSRT aproveitou, não só o factor casa no sentido de ter a sua massa associativa e simpatizantes a apoiarem-nos, como também o facto de ter a oportunidade "legal" de ter na equipa um atleta estrangeiro, que, caso o GDCSJ pretendesse participar nos mesmos moldes, não obteria qualquer apoio. O choque legislativo provocou uma situação de vantagem para a equipa da casa. O DRD irá patrocinar numa participação no campeonato nacional de juniores uma equipa que se apresentará, à partida, desfalcada porque não terá qualquer apoio para deslocação caso este atleta participe. Será justo?
Penso que a ideologia por trás destes apoios ao desporto seja de patrocinar as pessoas açoreanas a praticar desporto de forma a que os efeitos secundários provoquem uma redução nas necessidades médicas, uma vez que foram indivíduos activos e com um estílo de vida saudável.
Ora, patrocinar um estrangeiro, que está cá só porque lhe foi proposto um contrato e dinheiro para jogar, não está de acordo com a ideologia! Penso que deveria estar legislada a participação de atletas estrangeiros nos escalões de formação. Uma coisa será um atleta, filho de emigrantes portugueses, e que ainda não tenha obtido a sua cidadania, outra coisa é um atleta estrangeiro contratado para essa mesma competição.
O mesmo acontece nos rallies. A integração do atleta continental Fernando Peres, que com uma grande máquina aliada à sua capacidade desportiva, fá-lo arrecadar para si os patrocínios que deveriam ser para quem fosse da região. Apesar de serem apoios completamente distintos, a ideologia deveria ser a mesma! Apoiar os açoreanos. Levá-los a outros níveis de competição para que possamos desenvolver as modalidades.
Isto não é evoluir! Isto é dar a volta à questão! Exatamente o que se passa em todas as modalidades. A falta de atenção na formação de atletas. Mas este assunto é pano para outra manga.
O fundo da questão é a descoberta de nova gralha na legislação regional de fomento do desporto e que alguém estará a beneficiar disso. É necessário corrigir a lei à medida que se vão descobrindo essas mesmas gralhas, ou seja, reduzir as omissões na legislação.
Concordo que seja interdito qualquer apoio a quem, em competições regionais e escalões de formação, tenha atletas de outra nacionalidade ou até mesmo, de fora da Região Autónoma dos Açores, claro que com algumas excepções, como os filhos de emigrantes de naturalidade regional.
Mas continuamos com o caso do ténis de mesa e sugiro o seguinte panorama futuro. Imagine-se que este clube do Pico consegue fundos para suportar a deslocação deste atleta estrangeiro para ingressar na equipa que a representará no Campeonato Nacional de Juniores (desconheço o real nome da competição, por isso, considerem este como apenas um nome sugestivo à actividade competitiva). Este atleta, sendo acima da média neste escalão, consegue levar este clube a uma excelente classificação! E quando digo excelente, refiro-me aos três primeiros lugares. Com esta classificação, o clube obterá certamente um apoio extra, o que dá perfeitamente para suportar as despesas com a deslocação deste atleta estrangeiro.
Isto é tapar o sol com uma peneira! O desenvolvimento do desporto regional não deve passar por aí e a DRD esta aí para arbitrar todas estas situações de omissão na legislação regional para o fomento ao desporto.

26 de janeiro de 2007

 

A propósito dos comentários do Sr. Paulo Borges!

A ideia de monopólio só satifaz quem realmente o detém. E isto provoca um sentimento de saturação que por vezes explode e deixa marcas! Passarei a acrescentar alguns comentários ao texto que o Sr. Paulo Borges escreveu e publicou no Diário Insular de ontem.
"Os Açores são nove ilhas. Talvez não pareça nos programas de desporto da RTP/Açores, mas, de facto, o futebol do Santa Clara monopoliza, indecentemente, os programas de desporto da nossa televisão. São notícia: um jogador do Santa Clara que almoçou mal; outro que está indisposto e não jantou; outro, ainda, que se deitou tarde, etc."
Pois, realmente faz lembrar a TVI e os "Morangos com Açucar". Repetem sempre o mesmo assunto várias vezes ao dia.
"Sabe Dr. Osvaldo Cabral que, quando começa o “Troféu”, numa hora nobre da nossa televisão, logo após o “Telejornal”, os telespectadores da nossa RTP/Açores rapidamente mudam de canal e a ela nunca mais voltam (experimente fazer uma boa sondagem e verá!), porque já ninguém suporta ver tal programa fraco, porque é muito longo, pobre, porque é completamente contra tudo e contra todos os modernos métodos de fazer comunicação e informação actualizada nas TV’s deste século.
Um programa deste género, e relativo a este tema, ou se faz em 3/4 minutos (isso é difícil, pois é só para bons profissionais), ou se faz no final da emissão. Pior ainda quando 85% de duração do mesmo é só para falar do Clube Desportivo Santa Clara, ou seja, de uma só ilha. E o que dizer do “Teledesporto” aos domingos? Aquelas enfadonhas entrevistas a pseudo-entendidos em futebol. Que miséria! Cinquenta minutos seguidos a falar do Santa Clara e o que explicar da semana que passou.
A todo o momento (no “Troféu”): Atlético X Santa Clara…; Santa Clara nunca foi tão longe na Taça de Portugal…; um herói dos Açores. E ainda por cima perdeu com uma equipa de escalão inferior ao seu. Saibam (sabiam) que o “Lusitânia dos Açores”, da Rua da Sé (e ilhas dos Açores) de Angra, em 1964, foi às meias-finais da Taça de Portugal. Nunca ninguém nos Açores o igualou!!! Esse, sim, um herói e só com ilustres Jogadores Açorianos na sua equipa (fabulosa equipa)."
Certamente que não foi igualado, mas o Sport Club Angrense já passou por duas vezes aos quartos-de-final tendo uma delas sido baqueado pelo SLBenfica e uma outra que o próprio SCAngrense abdicou dessa mesma participação devido a compromissos internacionais do SLB.
"Por acaso, jornada de má memória que nos está ainda “atravessada na garganta”. A eliminatória era com o verdadeiro FC Porto e, devido à meteorologia, a mesma nunca se realizou, sendo o SC Lusitânia eliminado na secretaria que, como se esperava, funcionou em favor do FC Porto. Disso nunca se fala. É história desportiva da Terceira. É para ignorar!!!
Mas, caros senhores da RTP/Açores, esse mesmo Lusitânia esteve durante a semana que passou, que culminou com o heróico êxito no domingo, 21 deste mês de Janeiro, na cidade de Vagos, a disputar a “Final da Taça da Liga Máxima de Basquetebol” de Portugal e os nossos programas (maus programas) de informação desportiva, da nossa Televisão Açoriana, só falavam (todos os dias da semana passada) do jogo do Atlético com o tal Santa Clara… e “nunca fomos tão longe na Taça…”. Tal disparate!!!"
Apesar de alguém dizer que o desporto-rei é o futebol, o desporto-rei não é o futebol do Santa Clara! Dêem tempo de antena aos outros clubes e a outras modalidades e verá que os espectadores não reduzirão.
Enquanto isso, ao mais alto nível, o Lusitânia dos Açores, como nobre e digníssimo embaixador/divulgador desta querida Região Açores, ao mais elevado grau do Basquetebol Português, vencia os mais carismáticos deste desporto em Portugal: Barreirense, FC Porto e Benfica na final. Tudo, meus caros, em terra alheia. Contra tudo e contra todos, até contra os seus (?) que, na nossa televisão, não se dignaram a divulgar, como merecia, tal prova e a promover tal feito… de uma equipa açoriana a nível nacional, contudo: Atlético X Santa Clara, em futebol…, nunca fomos tão longe… Santa Ignorância! Custa muito (a muitos) esta equipa de Basquetebol, e esta notável organização Lusitanista, não ser da ilha de São Miguel!!!"
Pois, realmente, excepto o Santa Clara que milita na Divisão de Honra, que outro clube dá protagonismo à região? Os Antigos Alunos já foram, a equipa de basquetebol feminino do União Micaelense fica-se pelo quase e talvez o Clube K consiga chegar lá, pois já chegou à A1 nos femininos! Ia-me esquecendo do Sport Lagoa e Benfica na 3.ª Divisão de futsal ou mesmo o Operário na 2.ª Divisão! Nas restantes ilhas tem o SCHorta na Liga Profissional, o Candelária na Primeira Divisão, a AJFB na Divisão A1, CD Ribeirense na A1 feminina, o Lusitânia APM na Liga de Clubes de Basquetebol, os Toledos e o Juncal na 2.ª Divisão de Ténis de Mesa, com este último ainda invicto e com grandes possibilidades de subir. Mas claro, para alguns, só o futebol do Santa Clara tem direito a protagonismo.
"Podes conter-te Zé Silva… porque a RTP/Continente, as SIC’s, as TVI’s e as Sport’s TV’s se encarregaram de divulgar claramente os Açores e os Açorianos, porque o Sport Clube Lusitânia é da ilha Terceira!!!
Aguenta o “Troféu” e os “Teledesportos” da forma como estão e fica permanentemente com um Canal de Televisão “às moscas”, a falar sozinho, continuadamente, do tal Santa Clara, da tua ilha de São Miguel!!!"
Mas sinceramente! Os subsídios são dados para propagandear a marca "Açores" além portas e não nos Açores. Publicidade não faltou, nem mesmo a do patrocínio para propaganda de produtos alimentares açoreanos - sim, ela está todos os jogos em casa no canto ao fundo do pavilhão, zona perto das tabelas.
Este "blog" não serve, nem servirá nunca para descriminar, nem abusar com declarações xenófobas. Este "blog" é para publicitar a marca "ilha Terceira", e todo o seu desporto!

24 de janeiro de 2007

 

Açores Activos, Desporto para Todos... "Mexe-te... Pela Tua Saúde"

Enquanto aguardava pacientemente numa repartição pública pela minha vez de ser atendido, encontrei uma reportagem que merece toda a atenção possível. Todos nós sabemos mandar os outros "correr" e nós nada! Ficamos sentados a "comprar tudo feito". Estes novos programas que a Direcção Regional do Desporto incentiva a participar têm esse mesmo objectivo... mexer... Este é um trabalho realizado por não sei quem, na revista "Dependências", creio eu do Governo Regional, mas sem editorial, de Novembro de 2006!


Agora o essencial é que as pessoas se mexam, pela saúde das mesmas. Façam uma viagem à Direcção Regional do Desporto ou mesmo aos Serviços de Desporto, no Estádio João Paulo II, para descobrir mais informações.

A obesidade é um perigo que cresce na nossa sociedade e põe em xeque todo um sistema de saúde que, por si só, já não é bom, não necessita de mais utentes.

Sabe bem juntar uns amigos semanal ou mensalmente para uma corridinha atrás da bola ou outra modalidade qualquer. Por vezes parece um estatuto, a questão da barriguinha ao chegar uma determinada idade, mas cada vez mais se comprova que este estatuto pesa mais nas horas negras quando a saúde nos falta. Faça a sua parte e contribua na manutenção da sua saúde. Mantenha-se activo e assim manterá longe os "maus" médicos de que tanto se reclama.


 

Sem exageros!

As entidades públicas e privadas, "políticos, empresários, agentes desportivos e inúmeros anónimos", são mesmo assim. Só aparecem nos momentos altos de um clube. Certamente que não vos vi a apoiar o clube nos seus maus momentos. Certamente que não estavam na bancada do Pavilhão Municipal nas épocas menos boas! Mas a sociedade é assim. E dos políticos nem se fala! A mínima oportunidade para se mostrarem, lá estão eles, com abraços e "palmadinhas" nas costas! Eu nem me dei ao trabalho de os felicitar, excepto os comentários aqui neste "blog", porque os felicito sempre que tenho oportunidade de ir apoiá-los no pavilhão. Este é o apoio que qualquer clube mais deseja. O apoio regular e geral permite ao clube demonstrar às entidades públicas e privadas que os financiam, além dos resultados, claro, a razão do seu investimento. A inconstância de público nas bancadas desmotiva qualquer entidade que pretenda subsidiar uma equipa, um clube ou um desporto.
Dêm o vosso apoio contribuindo com os 4 € que custa o bilhete de ingresso.
Dêm o vosso apoio tornando-se sócios do clube e pagando regularmente as cotas.
Dêm o vosso apoio comprando o bilhete de época para todos os jogos.
Dêm o vosso apoio regularmente.
Dêm o vosso apoio.

23 de janeiro de 2007

 

As vitórias terceirenses!

Este foi um fim-de-semana muito produtivo para as comitivas terceirenses que participaram em eventos desportivos de âmbito regional! Começando dos miúdos para os graúdos, aqui ficam os resultados bons e menos bons das equipas da ilha Terceira!
O GDBiscoitos passou à 3.ª Fase do Campeonato Regional de Iniciados Masculinos em Andebol obtendo vitórias em todas as partidas na zona realizada nos Biscoitos em que participou ACDR Graciosa e o SCHorta. Curiosamente, o emblema da Horta, como símbolo máximo do andebol regional não conseguiu passar à fase seguinte, nem qualquer vitória. Grande surpresa foi a passagem da comitiva graciosense, sendo esta a primeira vez, em todos os anos em que participam nas competições regionais:
Resultados:
Jg 1- ACDRGraciosa 9-21 GDBiscoitos
Jg 2- SCHorta 11-20 GDBiscoitos
Jg 3- ACDRGraciosa 17-10 SCHorta
Jg 4- GDBiscoitos 20-13 SCHorta
Jg 5- SCHorta 17-18 ACDRGraciosa
Jg 6- GDBiscoitos 19-13 ACDRGraciosa
Classificação:
1º - GDBiscoitos - 12pts
2º - ACDRGraciosa - 8pts
3º - SCHorta - 4pts
Quanto à selecção de futebol da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo de Sub-17 participou e venceu o Torneio Inter-Associações realizado desde o passado dia 17 até 21 no Estádio João Paulo II, em Angra do Heroísmo. Saldando em 4 jogos, 2 vitórias e 2 empates, a selecção que abrange todos os atletas das ilhas de S.Jorge, Graciosa e Terceira, conseguiu superar as selecções das Associações de Futebol de Ponta Delgada e Horta. Desconhecendo a organização competitiva destes escalões, presumo que o próximo passo seja uma competição de âmbito nacional, tal como aconteceu recentemente com a selecção sub-18:
Resultados:
AFPD 1 – 1 AFAH
AFH 2 – 2 AFPD
AFAH 3 – 0 AFH
AFAH 0 – 0 AFPD
AFPD 2 – 1 AFH
AFH 0 – 0 AFAH
Classificação final:
AFAngra do Heroísmo - 8 pts
AFPonta Delgada - 6 pts
AFHorta - 1 pto
Igualmente positivos, foram os resultados do SCPraiense e do SCAngrense, principalmente para a comitiva praiense, uma vez que aproveitou a escorregadela do Fayal Sport e passou a integrar o grupo dos 5 da frente. Resultados curtos, mas o suficiente para atingir os objectivos pretendidos por ambas as equipas da Terceira na 3.ª Divisão - Série Açores:
Resultados:
SCPraiense 1 - 0 Marítimo Velense
SCAngrense 1 - 0 Capelense
Classificação:
1.º SCAngrense - 35 pts
5.º SCPraiense - 23 pts
Quanto à ADREP, que este fim-de-semana defrontou o IVA de S. Miguel em partida a contar para a II.ª Divisão Nacional de Voleibol de Séniores Masculinos, conseguiu duas vitórias em tantos jogos na recepção no Pavilhão da EBI da Praia da Vitória:
Resultados:
ADREP 3 - 0 IVA
ADREP 3 - 1 IVA
Classificação:
3.º ADREP - 20 pts
Mantendo as atenções no voleibol, a AJFB permitiu a revira-volta ao Castelo da Maia. Vencendo por 0-2, reagiu negativamente à pressão de vencer e deixou a equipa da casa ultrapassá-los na recta final:
Resultado:
Castelo da Maia 3 - 2 AJFB
Classificação:
9.º AJFB - 20 pts
Passando agulhas para o basquetebol e para o CNB1, o Terceira Basket(TB) regressou à ilha com uma vitória e uma derrota na bagagem:
Resultados:
Academia 55 - 69 TB
Seixal 69 - 60 TB
Classificação:
É-me de todo impossível apresentar a classificação do TB uma vez que se encontram desactualizadas as tabelas apresentadas, quer pelo sítio do Lusitânia, quer pelo sítio da Federação Portuguesa de Basquetebol.
Quanto à secção de basquetebol feminino do CJBoa Viagem(CJBV), mais uma derrota ante nova adversária que se encontra acima do CJBV. Como sabem, a equipa terceirense disputa a Liga Feminina de Basquetebol:
Resultado:
Algés 70 - 65 CJBV
Classificação:
5.º CJBV - 18 pts
O Angra Basket(AB) voltou a baquear no continente, desta vez frente ao Illiabum, primeiro classificado da ProLiga, e por números deveras elucidativos sobre o que se passou em campo:
Resultado:
Illiabum 103 - 65 AB
Classificação:
10.º Angra Basket - 21 pts
Apenas para que não se sintam defraudados com o título do "post" e para animar quem conseguiu ler todo este "post" ficam aqui os resultados da fase final da Taça da Liga conquistada pelo Lusitânia Angra Património Mundial(LAPM), que decorreu este fim-de-semana em Vagos:
Resultados:
LAPM 73 - 72 Barreirense
LAPM 75 - 72 FCPorto
LAPM 80 - 73 SLBenfica
Classificação
LUSITÂNIA APM - Vencedor da XVIII Taça da Liga Cofidis
Curioso, o factor de o LAPM jogar sempre na condição de visitado. Aguarda-se a confirmação das prestações nas jornadas que ainda faltam para a fase regular da LCB.
De referir, são os resultados do Campeonato de Ilha de Futebol de Séniores e a vitória sobre o eterno rival e vizinho SCVilanovense do Juventude Lajense não permitindo o distanciamento do líder BoavistaFC, que venceu no seu reduto ante o Belém.
Resultados:
Boavista 4 -0 Belém
Fontinhas 1 -0 Barreiro
Lajense 2 - 1 Vilanovense
Classificação:
1.º BoavistaFC - 25 pts
2.º Juventude Lajense - 22 pts
3.º SCVilanovense - 20 pts
Só para terminar, apenas uma notícia sobre o campeonato de ilha de futsal em que a AJFB, lider da prova, não conseguiu manter o ritmo e perdeu frente ao SCAngrense. Assim, e no que diz respeito à classificação, o Académico colou-se à AJFB na liderança da prova com 32 pontos.

22 de janeiro de 2007

 

Rumo ao futuro!

Enquanto escrevia o "post" anterior sobre a espectacular prestação do Lusitânia APM, recebi um "email" a informar-me do novinho em folha "blog" da Associação de Andebol da Ilha Terceira! Anteriormente havia mandado ao barulho, o facto de poucas entidades desportivas se preocuparem com a projecção via-net do trabalho realizado localmente. Portanto, e à parte das associações de voleibol, de Kickboxing/Full-Contact e de basquetebol, está já adicionado aqui ao lado o novo espaço informativo sobre o que se passa localmente na modalidade de Andebol. Espero que este "blog", sim porque a "wordpress" é uma rival da "blogspot" na elaboração simples de páginas pessoais ou neste caso, institucionais. Que muitas mais se iniciem neste mundo da internet e que se mantenha. Eu que o diga, eu e muitos outros, sobre a dificuldade de manter actualizado um espaço informativo. Bem Vindos!

21 de janeiro de 2007

 

Ninguém pára o Lusitânia óêou!!!!

E fartei-me de pular com este lindo cachecol do Lusitânia! Um jogo impróprio para cardíacos, rapidamente o Lusitânia APM (LAPM) defrontou, lutou e dominou um papão do desporto nacional.
Já aqui havia dito que na recepção ao SLBenfica (SLB), o resultado poderia muito bem ter sido outro, caso as decisões tivessem sido as mais acertadas para a fase final da partida. Esta foi a prova que depois da tempestade vem sempre a bonança!
Categórica, a vitória hoje do LAPM frente ao todo-poderoso SLB no Pavilhão de Vagos, onde decorreu a Taça da Liga Cofidis. Após um percurso irrepreensível frente ao Barreirense e FCPorto, o LAPM conseguiu fazer história. Este é o maior título desde o 2.º lugar na Primeira Divisão que deu-lhe acesso à Liga de Clubes de Basquetebol. Só espero que seja o primeiro de muitos!
Este título premeia a capacidade de organização de toda uma equipa que vai desde todos os dirigentes dispendem o seu tempo aos atletas que labutam dentro de campo, sem esquecer, claro, da equipa técnica que preparou e idealizou esta equipa. Com um orçamento bem reduzido em comparação com qualquer das restantes equipas que lutam pela vitória nesta edição da liga, o LAPM provou que o dinheiro não é tudo! O carácter e o espírito de entrega dos atletas ao jogo foi premiada com o ceptro.
Agora espero que a euforia seja um reforço a todo o esforço demonstrado para que a segunda metado da liga seja um confirmar da primazia lusitanista.
Sem qualquer destaque nos jornais nacionais, o LAPM venceu a primeira vez a Ovarense. Voltou a ganhar, desta vez no seu próprio reduto e todos acreditavam que tinha sido mera sorte. Pois bem, hoje, o LAPM fez ajoelhar toda a comunicação social aos seus pés. Pelo menos aquela que se interessou por basquetebol.
Claro está que a RTP-Açores nem pensou duas vezes quando sentiu necessidade de optar entre um jogo da 5.ª ronda da Taça de Portugal em que se confrontavam Atlético-Sta. Clara e uma final da Taça da Liga de Basquetebol entre o LAPM e o SLB! O futebol que se pratica em Portugal não é espectacular, quanto mais no nível do Sta. Clara e do Atlético. Mas mesmo assim, tem total prioridade face a qualquer outra modalidade a qualquer nível! Nem mesmo o facto de o LAPM ter derrotado na tarde anterior outro grande do desporto nacional! Nem mesmo o facto de ser uma equipa açoreana a defrontar um marco do desporto nacional! Nada disso fez questionar sobre a possibilidade de algum tempo de antena do canal público regional! É triste! Até se esqueceram, no domingo desportivo de mencionar os resultados da jornada dupla efectuada pelo Terceira Basket (TB) no continente. Já agora, avanço que o TB derrotou a Academia no pavilhão da Escola Secundária de Lumiar. Ainda não está disponível, por enquanto, o resultado do Seixal-TB que decorreu hoje, domingo. Há mais alguém capaz de felicitar esta grande equipa do Lusitânia APM? Porque motivos se deve todo este sucesso nesta época do LAPM? Alguém quer deixar alguma dica?
O sítio da secção de basquetebol do Lusitânia informa que a equipa regressa à ilha amanhã no vôo matinal que deve chegar perto das 10h00. Espero que isto faça as pessoas deslocarem-se ao aeroporto e saudar a equipa com alegria e entusiasmo.
Parabéns a toda uma entidade que marca a história da ilha e da região vencendo este importante título e enchendo o pavilhão com espectáculo. Agora espera-se que já no próximo fim-de-semana, o pavilhão municipal esteja repleto para receber o Belenenses, jogo válido para a terceira ronda da LCB!

 

I Love this Game! I Love Lusitânia!

Não há melhor forma que expressar a emoção do jogo a contar para a meia-final da Taça da Liga em que a nossa equipa defrontou e derrotou o histórico FCPorto. Agora é esperar que venha outro galáctico para ser destronado. Venha o glorioso ajoelhar-se em frente aos pupilos de Molinero! Este poderá muito bem ser o ano do Lusitânia APM e forçar a sua entrada na lista dos poucos que já ganharam a Taça da Liga! Após derrotar Barreirense e FCPorto, o LAPM defrontará pelas 15h00, hora dos Açores, o SLBenfica pelo título em questão. Esperemos por um resultado favorável, contudo, com os pés bem assentes no chão e demonstrar respeito e não medo perante a imponente equipa da capital portuguesa!
Espero que amanhã esteja aqui aos saltos com o cachecol lusitanista a celebrar o primeiro título de topo. Estamos convosco!

19 de janeiro de 2007

 

Analisando o Fim-de-Semana!

Após um fim-de-semana em que todas as equipas que participam nos escalões de topo da sua modalidade, ou equipas na divisão mais alta entre as equipas terceirenses, jogaram em casa, neste teremos de assistir a competições a outros níveis. Ou até mesmo outras modalidades, e porque não?
A participar na Taça da Liga, o Lusitânia APM arrecadou uma difícil vitória ante o actual 8º classificado da LCB. Numa partida deveras emocionante, onde no 2.º tempo, o LAPM esteve a perder por 18 pontos, a equipa terceirense conseguiu dar a volta ao marcador e atingir o lance final a escassos segundos do fim, tendo o Barreirense perdido, por Cortney Scott, uma oportunidade soberana para terminar a partida à frente.
A excelente prestação de Graham Brown, Figura do Dia da Taça da Liga, ditou a reviravolta com 15pontos e 10 ressaltos. Jaime Silva foi o segundo melhor marcador com 13 pontos sendo a mais valia vinda do banco lusitanista. 73-72 foi o resultado final conseguido a 22 segundos do fim pela trave insular, Graham Brown.
Enquanto hoje decorre a outra manga para a final, Benfica-Ginásio e Ovarense-Queluz, a nossa equipa prepara-se para defrontar já amanhã o imponente FCPorto pelas 16H05, hora dos Açores, e desta vez podemos sofrer e apoiar frente à televisão pois é transmitido pela SportTV.
Quanto às restantes equipas terceirenses a participar em competições nacionais, estas têm os seguintes embates além mar, Illiabum - Angra Basket, Algés - Boa Viagem e Academia - Terceira Basket. O Terceira Basket ainda defronta, no domingo, o SeixalFC. Aguardam-se boas notícias e alguns regressos às vitórias.
No que ao futebol diz respeito, o SCLusitânia descansa este fim-de-semana devido à Taça de Portugal enquanto que o SCPraiense(SCP) e SCAngrense(SCA) aguardam por um fim-de-semana que se espera frutífero aos seus interesses. Enquanto grudam olhos nas recepções ao Marítimo Velense e Capelense respectivamente, os ouvidos estarão atentos ao desenrolar da partida entre Fayal Sport(FS) e União Micaelense(UM), apesar de terem ensejos bem diferentes. Enquanto o SCP deseja a derrota do FS e tentar o assalto ao grupo da frente, o SCA espera por uma derrota do UM e assim distanciar-se do seu opositor. O melhor, para os dois clubes terceirenses sairem satisfeitos, seria um empate no Faial.
Quanto ao campeonato de ilha, o jogo grande desta jornada realiza-se nas Lajes, onde o Juventude local recebe o eterno rival e vizinho Vilanovense.
Continua a decorrer até domingo, no Estádio João Paulo II o Torneio Inter-Associações de Sub-17 de futebol, onde a selecção da Associação de Futebol da Ilha Terceira mede forças com as Selecções das Associações de Ponta Delgada e da Horta. O calendário foi "postado" recentemente neste "blog" por um anónimo.
Na Praia da Vitória realiza-se o IX Troféu de Kata da cidade de Nemésio no Complexo Desportivo Vitorino Nemésio no próximo domingo levando a efeito, competição em quatro escalões.
Igualmente no domingo, e agora para os fãs das motorizações, há uma prova de Todo-Terreno tendo início na Ribeirinha e dando só por terminada na Terra-Chã. Esta é uma prova patrocinada por João "Camurça", um habitué nestas lides com a sua tasca. Ainda nos desportos motorizados, desta feita na Praia da Vitória, no antigo Campo de Jogos, o que serve para tudo menos jogos (ainda bem, pois a Praia merecia um espaço multi-funcional como este), na tarde de sábado e indo pela noite dentro, decorre o Troféu "Cidade da Praia da Vitória". De realçar, a cobrança para assitir à prova da módica quantia de 1€ que reverterá a favor de um projecto de solidariedade da Santa Casa da Misericórdia. Fica aqui o convite às pessoas para não saltarem o muro.
Passando para o voleibol, o destaque vai todo para a Associação de Jovens da Fonte Bastardo que terá uma deslocação bem difícil ao reduto do Castelo da Maia, terceiro classificado em igualdade pontual com o segundo, o SLBenfica. Mais um osso duro de roer. Fica sempre a esperança...
Na II.ª Divisão de Voleibol, a ADREP recebe o IVA, (será mesmo o imposto?) Internacional Volei Açores, em jornada dupla. Portanto, dia 20, sábado, pelas 21Horas e dia 21, pelas 10Horas. Ambos os jogos são no Pavilhão da EBI da Praia da Vitória, antigamente denominada FOC.
Na freguesia nortenha da ilha Terceira tem lugar a 2.ª Fase do Campeonato Regional de Iniciados Masculinos, em Andebol. O Grupo Desportivo dos Biscoitos luta para a passagem seguinte, onde entrará igualmente as equipas que passarem na outra zona, ilhas de S. Miguel e Sta. Maria, com as equipas do SCHorta e ACDR Graciosa.
Findo isto e evidenciando especialmente as competições regionais e nacionais das mais variadas modalidades, espero que estejam presentes nos eventos de seu interesse e fazer face ao despovoamento dos recintos desportivos por parte de adeptos, simpatizantes e público em geral.
---------------------------------------------------
Nota: Na edição de hoje do Diário Insular(DI) veio uma informação que me deixou duvidoso. Assisti ao jogo, do passado sábado, do LAPM frente ao Ginásio e que me recorde não vi João Figueiredo a jogar. Aliás, na própria reportagem do jogo, o DI informa que "o técnico verde-branco aproveitou para rodar bastante a equipa, prescindindo, inclusive, do contributo do base João Figueiredo, a contas com problemas físicos." Como pode dizer que "o base foi o melhor marcador na partida com a Ovarense e voltou a estar em plano de evidência no jogo com o Ginásio"? Este é o trabalho de quem não está dentro da realidade desportiva terceirense!

17 de janeiro de 2007

 

Calendário de Selecções de Sub-17 - Futebol

"Oi Mic Mic, por onde andou?
Por falar em destaques, atrevo-me a destacar uma competição que tem lugar este fim de semana, em Angra do Heroísmo - O TORNEIO DE FUTEBOL DE SUB 17 / INTER ASSOCIAÇÕES, cujo calendário me atrevo a deixar:
6ª Feira, 19-01-2007
1ª Jornada (12h00)-AF Ponta Delgada/AF Angra Heroísmo;
2ª Jornada,(19h00) - AF Horta/AF Ponta Delgada;
Sabado, 20-01-2007
3ª Jornada(10h30)- AF Angra Heroísmo/AF Horta;
4ª Jornada(18h00)-AF Angra Heroísmo/AF Ponta Delgada;
Domingo 21-01-2007
5ª Jornada(10h30)-AF Ponta Delgada/AF Horta;
6ª Jornada (18h00)-AF Horta/AF Angra Heroísmo.
Como vê, o seu espaço não serve apenas para dizer mal, também serve para DIZER!
Obrigado"
Eu é que agradeço a colaboração, caro anónimo. Foi um comentário ao "post" anterior mas penso que a notícia merece melhor destaque.
Afinal o tempo já não urge a meu favor e por vezes sou obrigado a ausentar-me destas lides. O que me faz reforçar o convite a todos aqueles que queiram informar todos os terceirenses, e não só, pois tive conhecimento ontem de que o Desporto na Terceira é acompanhado até no Chipre. Fica aqui um abraço ao único açoreano, o Carlos Silveira, a jogar profissionalmente voleibol no estrangeiro. Apesar de ser courisco, estou a brincar, penso que pelo que tem demonstrado dentro de campo, merece todo o apoio possível. É pena não ser terceirense, pois já o teria convidado a fazer uma entrevista. Fica para quando jogar para a Associação de Jovens da Fonte Bastardo! Hehehe...

16 de janeiro de 2007

 

Terceirenses fatalistas!

Analisando os jornais e os comentários deixados por todos os visitantes deste "blog" constato que os terceirenses adoram tragédia.
Todos os comentários deixam uma imagem negra sobre as situações que decorrem de uma forma menos positiva. Ninguém felicita nem elogia o que, ou quem está bem! Nunca ouvi falar da boa prestação do SCAngrense na Série Açores em entrevistas extra-resultados de fim-de-semana. Quando o SCLusitânia estava nos lugares da despromoção, apenas se ouviam críticas ao Presidente do Clube. Agora que subiu ao 7.º posto, nada, nem um ligeiro comentário sobre as exibições. Somente resultados.
Nesta época, a AJFB, ou as pessoas que representam/representavam o clube, já teve pelo menos três entrevistas exclusivas ao Diário Insular. Quanto ao Lusitânia APM, excepto a reportagem dos jogos, nem se ouve falar.
Qual será o motivo de todo este descrédito? É mais fácil criticar do que elogiar? Esta semana, no jornal "A União" informou o resultado da AJFB como se fosse um anúncio publicitário. Não houve qualquer interesse por parte da comunidade jornalistica em fazer uma reportagem, por mais pequena que fosse, sobre a vitória do Terceira Basket frente ao SLBenfica B. Pouco se ouve falar do GDCS do Juncal que continua invicto na luta pelo ceptro nacional da 2.ª Divisão - Zona Sul. Excepto os resultados, pouco se escreveu sobre a prestação da equipa de Juniores B do Lajense que se sagrou campeã da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo desse escalão indo disputar brevemente o regional com os campeões das restantes associações de futebol dos Açores.
Por diversas vezes notei, e na grande maioria das vezes benzi-me devido às gralhas gramaticais e de sintaxe nos jornais terceirenses. Penso que estes jornalistas, a grande maioria, deveriam voltar à escola para que aprendam a escrever e a falar bom português. Ou então que passem mais tempo a estudar, a serem auto-didactas, e a assistir ao programa "Cuidado com a língua" às Sextas-feiras depois do telejornal na RTP-1. Eu aprendo muito e acredito que alguns aprenderiam muito mais que eu.
Diversas vezes publiquei "posts" informando de excelentes pretações das mais variadas equipas e modalidades e apenas os referentes aos resultados menos felizes da AJFB têm "feedback".
Penso que é importante elogiar também um pouco.
Atletas que atingiram pódios em competições de âmbito nacional, atletas que participam nos trabalhos das mais diversas selecções nacionais. Equipas que realizam determinadas surpresas inesperadas por serem consideradas como bem mais fracas que os opositores. Tudo isso merece destaque.
Não acham?

14 de janeiro de 2007

 

Onde é que já vi este filme?

Perdido na tristeza da prestação dos pupilos de Luís Resende, nem marquei a hora que terminou o jogo, mas julgo ter estado por lá cerca de duas horas. E tirando uns escassos 15 minutos, se chegou a tanto, assisti a um jogo jogado por apenas uma equipa. O que perde todo o interesse pela modalidade. Talvez tivesse sido preferível assistir ao jogo a contar para a Divisão A2 - Zona Açores de voleibol feminino entre a AJFB e a ADREP ou até mesmo o regional de Judo que decorria mesmo ao lado.
Começo a pensar que qualquer serviço ou remate ou qualquer gesto técnico válido por Joelson é pura sorte, pois a percentagem de eficácia deste é ínfima. Quanto ao novo "entradas", penso devia ser líbero e não atleta da posição para que fora contratado. São horríveis os seus remates excepto os vindos do centro do campo. Notou-se maior eficácia na recepção com a sua vinda. Quanto ao Carlão, esquece, não falo deste, pois nem sei como descrever a sua prestação. Estes provavelmente estariam a pensar já na noitada que se avizinhava e da qual não queriam perder pitada.
E agora um à parte para a direcção. O Lusitânia APM mandou embora, ainda esta época, atletas por muito menos. Se chega e não satisfaz as pretensões, seria mais benéfico para o clube mandá-lo embora que mantê-lo.
E o título deste "post" dá também para outra história que começa a repetir-se. Nos últimos 4 anos, a divisão A2 foi ganha por 3 vezes consecutivas por equipas dos Açores. Hoje em dia, uma delas já está na II.ª Divisão e a outra para lá vai. Estas subidas a foguete e quedas-relâmpago não demonstram grandes qualidades no voleibol regional. O mesmo se passou com a equipa feminina dos Arrifes que chegou mesmo a colocar duas equipas nos dois escalões superiores para agora estar com apenas uma equipa na A2-Açores. Nem com os apoios maliciosos aproveitados escrupulosamente devido a uma falha na legislação!
É necessário que os clubes ponderem sobre o que pretendem para que possam conquistar esses objectivos e no mínimo manter ou até melhorar gradualmente.
A gestão no voleibol regional deixa muito a desejar.

13 de janeiro de 2007

 

Que espectáculo desportivo escolherias?

Imaginemos que por azar dos azares, haveria um fim de semana com os melhores jogos no mesmo dia e à mesma hora. Qual escolherias?
Com um calendário fictício, mas possível, pois não vou propor um SCLusitânia-SportingCP, nem nada parecido, qual seria o espectáculo desportivo mais escolhido para encher um estádio ou pavilhão?
- SCLusitânia - SCAngrense a contar para a II.ª Divisão -
- LusitâniaAPM - SLBenfica para a LCB -
- AJFB - SLBenfica para a divisão A1 -
As propostas são todas realizáveis, excepto o jogo de futebol, pelo menos por enquanto pois tenho a esperança de que este seja o ano do SCA e para a próxima época desportiva regressarão os derbies angrenses e ao mais alto nível. Dos outros dois jogos, um já se realizou e voltará a concretizar-se já no próximo dia 13 de Fevereiro, daqui a exatamente um mês, enquanto que o jogo de voleibol decorrerá também em Fevereiro, mas no dia 10. Fica já na agenda.
Escolha o jogo que iria assistir? E porquê?

12 de janeiro de 2007

 

Alguém sabe esclarecer?

O jornalista que todas as semanas apresenta o "Domingo Desportivo" na RTP-Açores, o qual esqueci-me do nome, ao anúnciar a reportagem sobre o jogo da Taça de Portugal da AJFB com o Clube K esteve algo aquém das suas capacidades. Há determinadas informações que desconfio da sua veracidade e que gostava que alguém me esclarecesse. O vídeo encontra-se disponível no "blog" da AJFB mas passo a transcrever o texto. Senti a necessidade de passar para o papel pois vi e revi o vídeo e tive muita dificuldade a compreender o que este conceituado jornalista açoreano tentou dizer.
"A Fonte Bastardo voltou à competição... pa, ... ma... mas para a Zona Açores da Taça de Portugal de voleibol masculino. Ao triunfar na Praia da Vitória por 3-1 sobre o Clube Kairos de S. Miguel. A Fonte Bastardo vai representar a região nos oitavos de final, fase em que a partir desta época, entram as equipas masculinas açoreanas.
Ele próprio corrigiu o resultado após a reportagem que afinal foi de 3-2. Mas esta questão da Zona Açores da Taça de Portugal e o facto das equipas açoreanas entrarem em competição apenas nos oitavos de final deixaram-me com as ideais desconexas. Isto que ele disse foi asneira, e da grossa, ou nem por isso?

10 de janeiro de 2007

 

2 Jogos, 2 Vitórias!!!

É impressionante, mas nesta temporada confirmou-se que a bola é redonda e nunca se saberá para onde vai rolar. Foi o claro exemplo do que se passou esta noite e que confirma a excelente prestação umas semanas atrás em Angra do Heroísmo! Assisti no passado sábado ao jogo a contar para a Liga de Basquetebol, Lusitânia Angra Património Mundial(LAPM) - Barreirense, o qual a equipa da casa jogou sempre a ritmo de passeio dando mesmo possibilidade de Joaquim Soares fazer um brilharete no final da partida presenteando os que lá estavam com um espectacular afundanço. E por diversas vezes ouvi comentários referentes à partida que se avizinhava, esta noite, frente ao líder Ovarense. Coisas do género: "ganhar hoje, perder 4.ª-feira e voltar a ganhar no sábado frente ao Ginário." Enganaram-se redondamente! E ainda bem!
Até esta data nenhuma equipa havia vencido no reduto de Ovar, e mesmo fora de portas, o Ovarense foi muito constante arrecadando vitórias em todos os pavilhões em que jogou. Todos, como quem diz, no Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo perdeu por números bem expressivos do poderio lusitanista.
Esta noite o LAPM voltou a dar de frente com o líder e voltou a baquear a marcha vitoriosa até ao título. 69-72 foi o resultado final do jogo em que a tímida vantagem do primeiro parcial por parte do LAPM, 18-19, provocou uma reacção em força dos visitados no segundo, 17-14, indo para intervalo com o Ovarense a liderar por 2, 35-33.
Para a história da segunda parte fica a superioridade pontual em ambos parciais, 18-19 e 16-20. É certo que este campeonato só agora chegou a meio e o LAPM voltará a encontrar o Ovarense pelo menos duas vezes. Mas esta vitória coloca o LAPM no patamar dos Grandes e dos Históricos do Basquetebol nacional. Aguardando um deslize do FCPorto, o Lusitânia encurteceu igualmente a distância entre 1.º e 2.º classificado, em que o SLbenfica anseia igualmente por nova derrota da Ovarense para igualar o número de vitórias na LCB, o que poderá acontecer já na próxima jornada onde esses dois colossos se defrontam no Pavilhão do Glorioso. Este jogo realiza-se no domingo pelas 16Horas dos Açores, à mesma hora que o LAPM recebe o Ginásio no Pavilhão Municipal.
Espero que os apoiantes do Lusitânia e de todos aqueles que sentem satisfação pelo sucesso dos clubes terceirenses deixem aqui um sinal de congratulação ao excelente trabalho que se faz no basquetebol, especialmente no clube que é o expoente máximo do basquetebol regional.
Este também foi um clube quee passou por diversas crises e que, como diz o velho ditado: depois da tempestade vem a bonança, consegue sempre ultrapassa-las.
Que seja um marco de aprendizagem para outros clubes.

 

Saldos de Natal!

Ao que consta e descobri através de portas e travessas, a ADREP contratou ao todo 5 brasileiros. Já tinha conhecimento das duas aquisições para a equipa feminina que disputa a zona Açores da divisão nacional A2. E agora, após a recente deslocação a Sta. Maria para defrontar o Clube Ana, informaram-me da contratação de 3 brasileiros para disputar a II.ª Divisão masculina - zona Açores. Estes investimentos permitem sonhar com voos mais altos. Esperemos que os olheiros da ADREP sejam mais certeiros que os da AJFB desta época.
Julgo que a ADREP, devido a estes reforços, passou a apresentar-se como o clube com o maior orçamento da divisão A2 - zona Açores. "Que sejam colhidos bons frutos desta sementeira".
Boa sorte para os restantes jogos.

9 de janeiro de 2007

 

Ai que até doi!

Nem tenho palavras para comentar a reportagem do Diário Insular sobre o jogo a contar para a Taça de Portugal que teve lugar este domingo e que colocou frente-a-frente, por azares(sim porque até prefiriria que defrontasse outra equipa e a jogar como jogou, poderia ter ganho a muitas equipas que ainda estão nesta competição), o Clube K. Espero que muita boa gente leia isso.
Só não concordo com o Roberto P. que diz que a culpa é unica e exclusiva da equipa técnica. Sente-se desunião, sim, porque não é falta de união, mas sim desunião, no grupo.
E vocês acham que o novo "entradas" safa-se ali? Intrometendo-se no meio do líbero e do distribuidor? E para "entradas" tem muita falta de impulsão! Ficamos a aguardar reacções!
E para rematar, a bela resposta do Moderador do "blog" da AJFB ao Vice-Presidente do SCEspinho. "Bem dizido", como diria o velhinho do banco do jardim. Só porque são a melhor equipa não somos obrigados a rolar no chão para que estes senhores nos passem por cima. Mesmo que quisesse acrescentar alguma coisa, não conseguiria.
Parabéns Moderador.

 

Grandes descobertas... Venham mais...

Hoje em dia encontramos tudo o que pretendemos, e outras que também não queremos, para satisfazer a nossa curiosidade. Ultimamente tenho varrido calmamente a internet em busca de outros espaços digitais que proporcionem mais alguma informação sobre o que se passa a nível desportivo na nossa ilha Terceira.
E foi exactamente isso que aconteceu comigo ao dar de caras com um sítio inteiramente dedicado ao futsal. Apesar de se entitular Futsal Açores, acredito que este está mais vocacionado para o futsal terceirense. Contudo, e não desvalorizando a obra, quero enaltecer este trabalho onde podemos encontrar diversas curiosidades sobre os campeonatos de ilha de futsal.
Mas o que me saltou da vista foi sem dúvida o comentário por "Dúnio Couto" que desconheço, mas que apela ao bom senso e que deixem as críticas à arbitragem de lado e se preocupem mais com a sua própria participação nas competições federadas a nível local. "Bem dizido", como diria o velhinho do banco do jardim.
Já inseri o "link" na barra lateral do "blog".
Espero que a dificuldade de manter actualizado não esmureça este grande projecto de uma modalidade que tem vindo a conhecer grande expansão no sei da nossa ilha. Agora só não percebo é do porque de na classificação após a 4.ª Jornada da 3.ª Divisão o Lagoa e Benfica estar referenciado com Açores à frente do nome. No Praiense, ou melhor, União Praiense(não confundamos os dois clubes existentes na Praia da Vitória), também devia, não?
Esta é a forma de criar uma certa empatia. Não há necessidade de destacar como sendo dos Açores. Há que destacar sim, a imagem PORTUGAL! Porque é onde nós vivemos. A FLA já deu o que tinha a dar e muitos perderam aquela vontade de independência. E você? Qual é a sua opinião?

8 de janeiro de 2007

 

O Deve e o Haver!

Aqui fica a minha primeira colaboração ao sítio do SCAngrense que muito gentilmente fui convidado a colaborar. Apesar de não assistir a nenhum jogo esperei para que surgissem os resultados nas páginas desportivas do Diário Insular.

CAMPEONATO DE JUNIORES "A"
10ª Jornada
Resultados
Angrense, 2 – Praiense, 3
Barreiro, 3 – Lusitânia, 0
Classificação:
Barreiro 25 pontos
Lusitânia 18 pontos
Angrense 8 pontos
Praiense 7 pontos
CAMPEONATO DE JUNIORES "B"
10ª Jornada
Resultados
Angrense, 1 – Lajense, 4
Lusitânia, 5 – Academia, 3
Classificação final:
Lajense 19 pontos
Lusitânia 18 pontos
Praiense 10 pontos
Angrense 8 pontos
Academia 3 pontos
CAMPEONATO DE JUNIORES "C"
13ª Jornada
Resultados
Lusitânia, 4 – Boavista, 2
Lajense, 3 – Praiense, 0
Angrense, 3 – Vilanovense, 0
Classificação:
Lajense 33 pontos
Lusitânia 33 pontos
Boavista 19 pontos
Angrense 17 pontos
Praiense 10 pontos
Vilanovense 0 pontos
------------------------------------------------------------------------------------------------
Apenas faltam os resultados dos Juniores D e E que muito facilmente os poderá adquirir contactando os próprios técnicos. Ou então combina-se de outra forma: Os próprios técnicos a entregarem-lhe a tabela dos resultados, calendário e classificação em formato digital para que seja mais fácil inserir no sítio.
Caro Sr. Hélio, seria muito mais fácil dizer que não incluem os resultados dos escalões de formação porque não vos interessa do que vir com sarcasmo convidar-me para colaborar consigo na elaboração do sítio do seu clube. Não se exalte com os meus comentários. Prefira, em vez disso, fazer um pouco melhor, pois acredito seriamente que você consegue.
E estou a expôr tudo isso porque tentou gozar comigo. Pois bem meu caro, o sítio do Angrense foi um dos primeiros a que acedi porque exuberantemente falavam da formação do SCA.
Devo também referir que o sítio do SCLusitânia não faz muitas referências aos seus escalões de formação, dando apenas os nomes. Quanto à data de nascimento dos atletas, todos eles, dos juniores aos juniores C, nasceram entre 7 e 12 de Setembro de 2005. Até mesmo a informação dos Seniores está incompleta.
Quanto ao sítio do SCVilanovense, este integra apenas algumas fotos das equipas, com destaque para os técnicos.
Quanto ao sítio da AJFB, este está um passo à frente dos restantes. Já insere alguns calendários, fotos de equipa e individuais dos atletas, faltando apenas actualizações regulares.
Eu não quero criticar, e caso seja, parabéns pelo que já fazem, quem trabalha os sítios gratuitamente. O problema é que há boa gente que cobra, e cobra bem, para a elaboração dos sítios e depois é um "ai jesus" para actualizar. Custa muito manter um sítio, ou um blog, sempre actualizado, e é mais fácil mantê-lo actualizado apenas criticando os outros.
Caso sejam daqueles que fazem-no gratuitamente, PARABÉNS!!! Mas peça colaboração àqueles que trabalham no clube para, nem que seja só, fornecer em formato digital, os calendários e resultados dos jogos. Sei também que é complicado porque já são muito poucos os que trabalham de graça e os outros fogem da seringa.
Consideram este "post" também um elogio porque ao menos transpõem alguma informação cá para fora. Quantos e quantos clubes existem na ilha Terceira e já com algum historial mas que nem se dignam de estabelecer uma sede na internet? Muitos e muitos.
Sintam-se provocados para melhorar e não para andar por aí às turras. Dediquem-se a trabalhar o sítio do clube que tanto gostam em vez de andar por aí a tentar descobrir quem é o Mic Mic.
Sabendo quem sou em nada melhorará o serviço que vocês, webmasters, prestam à comunidade. Já houve quem me disse que é bom ter alguém assim a espezinhar e a expôr determinadas situações que não estão bem. E eu respondo-lhes aqui: Eu não pretendo espezinhar, nem destruir ninguém. NADA DISSO!
O que pretendo é destacar todas as coisas que estão bem e todas as coisas que estão mal. Admito que tenho algumas lacunas em alguns desportos e por isso convido constantemente as pessoas a colaborar neste "blog" para que este seja ainda mais completo e capaz de cumprir a sua missão para com a massa adepta do desporto.
Aceito também que ao comentar algum assunto possa não estar a ser leal com a verdade, mas caso tal aconteça, agradeço que me chamem à atenção pelo facto e que me expliquem devidamente o assunto. Posso estar a ser mal informado. E é exactamente esta a minha intenção. Estar e ser informado para que possa informar, para que mais pessoas tenham mais informação, maior conhecimento da realidade do desporto terceirense.
Agradeço os elogios como agradeço as críticas. Só assim poderei melhorar este "blog".

7 de janeiro de 2007

 

E os eleitos são:

Surgiram aqui diversas surpresas, pelo menos para mim, na votação que sugeri no passado dia 25 de Dezembro de 2006 no "post" "E os nomeados são:". Apesar de apenas 19 pessoas terem votado, há votações muito sugestivas da opinião "geral".
Em duas nomeações houve votações superiores a 50%.
De resto, devo dizer que a luta foi renhida para a melhor entidade.

E a votação é a seguinte:
Melhor Entidade
Num universo de 17 votos

Associação de Jovens da Fonte Bastardo
7 Votos = 41,18%
Sport Club Angrense
6 Votos = 35,29%
Sport Club Lusitânia
3 Votos = 17,65%
Lusitânia Angra Património Mundial
1 Voto = 5,88%
Grupo Desportivo do Cento Social do Junvcal
0 Voto = 0,00%

Destaque para as excelentes actuações que as equipas da AJFB e SCA realizaram neste ano de 2006. O total de votantes dito anteriormente é diferente deste devido a duas participações terem efectuado voto em apenas algumas categorias: um voto apenas na pior entidade e outro voto na pior entidade e pior personalidade.

Melhor Personalidade
Num universo de 17 votos

Carlos Borba
7 Votos = 41,18%
Magina
4 Votos = 23,53%
Filipe Duque
3 Votos = 17,65%
Veredas
2 Votos = 11,76%
Técnicos da AJFB
1 Voto = 5,88%

Supremacia para os terceirenses que conquistam o mundo com as suas qualidades na sua área. Desde Carlos Borba que deixou marcas por todo o lado estando, por agora, no Japão com a responsabilidade de preparar 3 jovens promessas na patinagem artística a Filipe Duque que a uma tenra idade, 27 anos, já lidera uma equipa de topo no panorama nacional de andebol. Realce para o voto de confiança à equipa técnica da AJFB para que se mantenha e sempre com capacidade para ultrapassar os maus momentos.

Pior Entidade
Num universo de 19 votos

RTP-A
11 Votos = 57,90%
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas
7 Votos = 36,84%
Grupo Desportivo dos Biscoitos
1 Voto = 5,26%

Esta votação não deixa margens para dúvidas. Muitas pessoas concordam que a televisão pública presta um mau serviço à comunidade açoreana. Houve quem já tenha dito que tal serviço seria devido à "pouca vontade" dos jornalistas das restantes ilhas. Falando com os jornalistas constatei que estes, aquando da edição da notícia, são informados da totalidade de tempo disponível para sua emissão. Logo, considero a total responsabilidade pelo serviço demonstrado de quem gere e atribui os tempos de emissão.
Ainda não foi esquecida a "trapaça" desta entidade pública na concessão de subsídios ao SCL.
Quanto ao voto dado ao GDB, foi-me pedido que informasse o seguinte: "este voto não é dirigido à entidade Grupo Desportivo dos Biscoitos, mas sim a todos aqueles que se comprometeram no início da época e que agora nem sombra deles." Quem tem agulhas que se pique.

Pior Personalidade
Num universo de 18 votos

Pedro André
10 Votos = 55,56%
Secretário Regional da Agricultura e Florestas
6 Votos = 33,33%
Vitalino Fagundes
2 Votos = 11,11%

Começa a cair o verniz que fora revestido em Pedro André. E caso sejam verídicos os rumores que rondam, faço das palavras doutrem, minhas: "o grande problema do prof. Resende é que veio mexer com muita coisa que estava mal na AJFB"... Continua a insatisfação quanto à gestão, por parte do Secretário Regional, de todo esse processo de apoio à promoção dos produtos agrícolas cedido ao SCL. O facto de inicialmente vir classificado como um apoio devido às dificuldades financeiras do clube provocou algumas "indisposições" por toda a região.

Numa análise global, devo referir que é de elogiar o facto de ser reconhecido o trabalho realizado tão longe por quem lutou toda a sua vida para um lugar ao sol.
As pessoas continuam a ser pessoas e muitas vezes se descomprometem das suas responsabilidades quando chega a altura de segurar o barco.
Os grandes icons do desporto terceirense nunca serão esquecidos apesar de terem sido ultrapassados por uma entidade que muita gente, mesmo gente terceirense, só a conheceu nos últimos 3 a 4 anos. Mas esta votação, além do voto solitário na equipa técnica para a melhor personalidade, considero-a como um voto de confiança a todo o grupo de trabalho que labuta durante a semana para colher os seus frutos em tão poucos minutos durante o fim-de-semana. E não me refiro só aos atletas. Os orgãos sociais escondem-se normalmente detrás da imagem dos atletas e equipa técnica que vai para o campo.

5 de janeiro de 2007

 

Estatísticas e Classificações!

Não sou um fanático, mas gosto de analisar a estatística de um campeonato desportivo. Creio que uma boa observação permite-me descrever ligeiramente qualquer equipa ou jogo.
E ao ver a tabela classificativa da Liga de Clubes de Basquetebol(LCB) demarquei diversas curiosidades e uma delas é a discrepância entre as equipas. Existem 3 equipas no topo não dando muitas possibilidades de aproximação de uma quarta, apesar de o FCPorto(FCP) ter derrapadado durante esses últimos jogos. Claro que quem apoia o SCLusitânia(SCL) acreditará sempre num volte face com o FCP. E eu sou um deles. Apenas essas 3 equipas têm saldo positivo no diferencial de pontos e que saldo, se comparado com o das restantes equipas. Espero que depois de sábado sejam 4 as equipas, pois o SCL apenas tem 2 pontos negativos e recebe o Barreirense, 5.ª classificada mas com o pior diferencial da LCB, 94.
Contudo, a estatística do último classificado deixa-me boquiaberto. O Belenenses(BHL) é a equipa com mais pontos marcados, mas também a equipa com mais pontos sofridos. Ou seja, excelente ataque, péssima defesa. Certamente recordam-se que o jogo SCL-BHL foi o único jogo na ilha Terceira a atingir a centena de pontos(95-100). No reduto do BHL foi ainda pior(107-88).
Nota-se ainda que a Ovarense tem o 5.º melhor ataque com apenas 1042 pontos, mas simplesmente massacra os adversários com a melhor defesa permitindo somente 943 pontos.
A tabela classificativa da LCB permitiria dissertar muito mais, mas só pretendi ressalvar os pontos de maior destaque num desporto que preza por ser o desporto-espectáculo.
Apenas um acrescento sobre actividade basquetebolística este fim-de-semana na ilha Terceira. No sábado, pelas 18H00, o Angra Basket recebe o Vitória de Guimarães enquanto que o SCL recebe o Barreirense, desta feita, às 20H30. Já no domingo é a vez do Terceira Basket ser o anfitrião do jogo com o Montijo às 16h30.
A única equipa terceirense nos quadros de competição nacional de basquetebol a jogar fora de portas é o Boa Viagem que regressa à Madeira para defrontar o União da Madeira, no sábado, e o CAB, no domingo, com quem perdeu recentemente a Super Taça.

4 de janeiro de 2007

 

Aqui há gato!

Serei eu a ver mal as coisas ou este braço de ferro entre a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo(AFAH) e o Sport Club Praiense(SCP) já cheira a esturro?
O ponto de discussão do SCP é o facto de a AFAH ter adiado um jogo destes ante o Sport Club Lusitânia devido à participação de vários atletas deste clube em trabalhos de Selecção.
Após o parágrafo anterior, demorei muito tempo a continuar este "post" porque não vejo qualquer justificação para tal protesto. Mesmo que esses atletas sejam mais novos e que pertençam a outro escalão inferior, defendo que é da responsabilidade do seleccionador escolher os melhores atletas para fazer face às adversidades a encontrar nas competições da selecção.
Espero que a intenção desta guerra não fosse ganhar um simples jogo. Mas este jogo apenas seria vencido porque o adversário está debilitado devido a compromissos dos atletas para com a selecção da AFAH.
Continuo sem entender as razões. Estou sempre atento à evolução da discussão através da comunicação social, mas penso que a medida mais correcta a tomar é esquecer o assunto, pois em nada prestigia o futebol esse tipo de atitudes mesquinhas e de intenções dúbias. Por diversas vezes, principalmente antes da criação deste "blog", critiquei o Sr. Francisco Costa por algumas decisões tomadas, mas nesta, estou do lado dele. E não é propriamente optar por um lado, mas sim escolher o mais coerente.
Caso alguém tenha mais algumas informações que me faça mudar de opinião, que me diga, ou então ajude-me a reforçar esta opinião.

3 de janeiro de 2007

 

O apoio que faltava, mas...

Finalmente vem a direcção da Associação de Jovens da Fonte Bastardo, em carta aberta no Diário Insular de hoje, 3 de Janeiro de 2007, confirmar a sua posição face às derrotas e vozes contraditórias ao Prof. Luís Resende.
Apesar de não vir directamente do Presidente da entidade, julgo crer vir da segunda pessoa mais influente no seio deste imponente clube terceirense, Nélia Nunes.
O mais importante nesta situação é, de uma vez por todas, clarear a posição da direcção sobre as derrotas sofridas no passado mês de Dezembro. Esta decisão não deve ser considerada como um mero apoio à equipa técnica, mas sim como "o" apoio essencial para que seja demonstrado um estado de estabilidade pelos atletas e técnicos. Ao que tenho assistido e ao que algumas pessoas me têm dito, quer na rua, quer por comentários nos "posts", a equipa técnica só podia estar irrequieta. Por diversas vezes assisti a comentários impróprios após os jogos da insatisfação dos simpatizantes da AJFB. E a não tomada de posição da direcção poderia significar uma tentativa de se distanciar do mau momento da equipa e num futuro, e caso se verificasse a saída da equipa técnica, tentariam culpabilizar somente estes pelos insucessos.
Assim, confirma-se que a AJFB está sã e unida. O jogo de sábado não vem na melhor altura, mas nada é impossível e por diversas vezes assisti a grandes surpresas no Complexo Desportivo Vitorino Nemésio. Mas caso não surja a surpresa, a confiança deve imperar para que o embate frente ao Clube K, no domingo, para a Taça de Portugal, tenho o melhor final possível.
"Acredito piamente nas capacidades dos jogadores e equipa técnica, pois existe matéria-prima em quantidade e qualidade suficientes para dar a volta por cima, colocando a AJFB numa posição mais de acordo com as legítimas ambições dos amantes da modalidade em geral e dos bastardos em particular." Palavras para quê?! Para terminar e continuando com as palavras de Nélia Nunes, "quero reafirmar que o projecto da Associação de Jovens da Fonte do Bastardo não se resume à sua equipa principal de voleibol, conquanto esta seja, na realidade, a bandeira do clube. Temos um projecto devidamente delineado e gente disposta em fazer deste clube um baluarte do voleibol nacional, abrangendo áreas como a formação e a promoção da freguesia, da ilha e da Região, para além de outras que não se confinam à actividade desportiva." Só que infelizmente não se vê este trabalho na formação! A participação dos escalões de formação noutros patamares, não só regional, mas também nacional, é imperativa.
Já agora, alguém sabe o total de atletas federados pela AJFB? Sei e reconheço a dificuldade desse trabalho, mas é um trabalho importantíssimo e de extrema relevância para a manutenção da equipa principal no topo, e de preferência com mais e melhores atletas da ilha Terceira e dos Açores.
P.S.- Com este último comentário não pretendo desvalorizar os atletas terceirenses/açoreanos que ainda se mantêm, nem aqueles que já passaram pela equipa principal da AJFB, mas, fruto do meu sentimento de constante insatisfação, reconheço que se pode fazer muito mais para que continuem a surgir "versões" melhoradas de "Migueis Pinheiros" ou "Paulos Paivas" ou mesmo "Luizes Coelhos", apesar de nunca ter visto este último a jogar.

 

O que não faltam são Artes Marciais!

Começa uma nova modalidade na ilha Terceira. Dá pelo nome de Total Kombat e é uma mistura de várias outras artes marciais. Esta é a receita criada por Carlos Dionísio em que juntou diversos ingredientes/técnicas de karaté, muay thai, krav maga, judo e jujitsu.
Tem-se assistido em todo o mundo à criação das mais diversas modalidades divergindo das tradicionais que existem na vertente de arte marcial. Mas raramente têm sucesso porque não trazem nada de novo, acabando por sucumbir no esquecimento.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]